metropoles.com

Segundo IBGE, indústria brasileira tem alta em novembro

Crescimento de 1,2% representa otimismo para produção no centro de usinagem, e fábricas poderão investir mais em tecnologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em janeiro de 2021, pelo sétimo mês consecutivo, a produção da indústria brasileira seguiu aumentando (em relação ao mês anterior), com alta de mais de 1% em novembro de 2020.

O levantamento foi realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio da Pesquisa Industrial Mensal, publicada em 8 de janeiro deste ano, no Rio de Janeiro. Os dados mostram que, em relação a novembro de 2019, o setor industrial prosperou 2,8%.

Bens de capital e bens de consumo duráveis são categorias de maior destaque

De acordo com o IBGE, algumas categorias tiveram destaque em novembro de 2020 (na comparação com outubro), em especial, bens de consumo duráveis – com 6,2% – e bens de capital – com 7,4%. Trata-se do sétimo mês seguido de cenário positivo, com expansão da produção e acúmulo de quase 130% em bens de capital e mais de 550% em bens de consumo duráveis.

Análise do avanço

De acordo com o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo, “o avanço é quase o mesmo do mês anterior e faz com que o setor siga ampliando o aumento com relação ao patamar pré-pandemia. E houve um predomínio no crescimento, ou seja, todas as categorias e a maior parte das atividades tiveram aumento”.

CNI projeta aumento de mais de 4% para a indústria brasileira em 2021

A CNI (Confederação Nacional da Indústria), em dezembro do ano passado, estimou aumento de 4,4% para a indústria brasileira e de 4% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2021. Em nota, no Informe Conjuntural, a entidade afirmou que “essa projeção é otimista, mas bastante realista. Vamos continuar a crescer no ano que vem”. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, também afirmou que tal cenário depende intrinsecamente de reformas e medidas (econômicas e sanitárias).

O otimismo está de volta à indústria do aço

Dentro do setor industrial, a indústria do aço está bastante otimista com o ano de 2021. De acordo com Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil, a expectativa do segmento é de crescimento de 5,3% nas vendas ao longo deste ano e de 5,8% no consumo aparente de produtos siderúrgicos (em comparação com 2020). Para ele, “o cenário positivo baseia-se na expectativa de um maior consumo de aço na construção civil e nas obras de infraestrutura e de maior participação da indústria nacional no setor de óleo e gás e de energia renovável”.

Setor industrial prevê avanço e demanda por centro de usinagem altamente tecnológico

De acordo com Ana Cláudia Ferretti, gestora de Marketing do Grupo Alltech, “o setor industrial teve um grande avanço mesmo em meio à pandemia, e as expectativas são positivas para o início de 2021. Tudo nos leva a crer que o mercado continuará avançando”.

Com o otimismo da indústria brasileira em 2021, surgem demandas por equipamentos e maquinários que otimizem a linha de produção no centro de usinagem e garantam o melhor desempenho.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?