metropoles.com

Segundo dados, melasma pode acometer até 35% das mulheres adultas

Seja por genética, exposição solar ou gravidez, o melasma é ponto de atenção para mulheres brasileiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O melasma é um problema de pele reconhecido por causar manchas escuras com distribuição bastante característica – principalmente na região da face. Normalmente a testa, têmpora, nariz, bochechas e supralabial do rosto são afetados, motivos que levam os acometidos a buscarem por tratamento dermatológico, de acordo com a SDB, Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

O melasma não oferece riscos à saúde e acomete mulheres em 90% dos casos. Isso porque, além de estar relacionado à exposição solar, o melasma também sofre influência de hormônios gestacionais.

Além disso, de acordo com a Unesp, Universidade Estadual  Paulista, heranças genéticas presentes no DNA também podem indicar uma predisposição para o problema. Somando todos os fatores apresentados, estima-se que 15 a 35% das mulheres brasileiras adultas terão melasma. 

Cuidado

Não é novidade que utilizar protetor solar é eficaz na prevenção de diversos problemas de pele – inclusive, o melasma. Ainda assim, são poucos os brasileiros que, de  fato, se protegem contra a exposição excessiva aos raios ultravioleta. 

Dados disponibilizados pelo Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele mostraram que 72,5% da população brasileira não utiliza protetor solar diariamente. Além disso, 80% dos entrevistados não soube dizer qual seria a frequência de reaplicação e quantidade ideal para garantir proteção. 

Sendo assim, Kika Chammas, farmacêutica e sócia-fundadora da Dermare Cosméticos, ressalta que embora diversos cuidados construam o protocolo ideal de tratamento, o protetor solar é indispensável. “Somente um dermatologista poderá indicar, de forma individual, quais são as medidas a serem tomadas para prevenção e controle do melasma. De qualquer forma, a fotoproteção é unanime”, declara.

Além disso, alguns cosméticos podem diminuir o avanço da doença, assim como amenizar as manchas já existentes. “Séruns e hidratantes podem apoiar o clareamento das manchas, principalmente aqueles que possuem vitamina C em sua composição”, aponta. 

Para finalizar, Kika ressalta que a vitamina C também pode ser utilizada durante o dia e afirma que, de acordo com dados disponibilizados pelo British Journal of Dermatology, também protege a pele contra os danos da radiação UVB e UVA.

Dermocosméticos

Dermare é uma marca brasileira. Em destaque está sua linha completa de Argilas 100% Naturais. Para saber mais, basta acessar: https://www.dermare.com.br/

Website: https://www.dermare.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?