metropoles.com

Segunda onda de eventos on-line traz como destaque Festival de Teatro só com mulheres em cena

A nova edição do Yoniarte está marcada para o próximo dia 30 de abril com apresentações curtas e temáticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A nova onda de contaminações pelo coronavírus intensificou a campanha #fiqueemcasa e trouxe de volta uma grande variedade de eventos on-line. O formato que fez sucesso durante a fase mais dura do isolamento social do ano passado, volta agora com uma série de apresentações especiais. O Festival Yoniarte foi criado para fazer frente à necessidade de criar novos modos de experienciar as manifestações culturais. Nesses tempos em que a aglomeração ainda é proibida, os programas culturais ficam limitados e as artistas e os artistas precisam se reinventar para levar arte para as pessoas. “Alguns dos principais interesses do festival é manter ativo o setor da economia cultural desaquecido atualmente; promover encontros e articulações entre artistas e público; impulsionar reflexões sobre o universo da arte; e potencializar as manifestações artísticas de mulheres, conferindo-lhes voz, autonomia e lugar de destaque”, afirma a atriz, Raisa Mousinho, uma das idealizadoras do projeto.

Apresentações on-line

O Festival Yoniarte será transmitido por meio da plataforma Zoom. O público precisa reservar um lugar no evento com realização ao vivo e on-line, para viver a experiência de estar num teatro. No palco virtual, as atrizes irão se revezar em apresentações de 5 a 10 minutos de duração, com diferentes temas trazidos pelas mulheres artistas convidadas e que dialogam com o período conturbado atual A 4ª edição do Festival Yoniarte, no próximo dia 30 de abril, irá começar às 20 horas com apresentações das atrizes Beatriz Pizarro e Coletivo 22, Cláudia Barbot, Daianna Pupe, Helena Haman, Lorena Lima, Livia Laso, Soraia Arnoni e Tatiana Sobral. O festival é voltado para o público maior de 18 anos. “Reunimos apresentações de variados solos cênicos. As atrizes apresentam suas criações, que permeiam o híbrido universo do teatro, performance, música, dança, canto, entre outras áreas”, acrescenta a atriz Lorrana Mousinho, também responsável pelo Festival.

O sucesso das outras edições

A primeira edição do Yoniarte aconteceu em agosto do ano passado e o sucesso da iniciativa foi imediato. Todos os ingressos foram esgotados e houve uma repercussão enorme nas redes sociais. As demais edições repetiram o formato e o sucesso. Em 3 edições foram mais de 20 mulheres atuando na cena virtual e oferecendo ao público uma nova maneira de viver a experiência teatral. “O Yoniarte é também uma alternativa importante para os profissionais que trabalham na indústria cultural. Uma oportunidade de gerar receita e manter em atividade esses artistas, num momento de pandemia que se prolonga e ainda mexe com a vida de todos nós”, finaliza Lorrana.

Serviço:
Dia: 30 de abril de 2021
Horário: 20 hs.
Conexão: Plataforma Zoom
Ingressos à venda na Plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/festival-yoniarte—4-edicao__1182352
Realização: CRIA Colaboratório Cultural
Instagram: https://www.instagram.com/criacolaboratorio/

Mais informações: www.ageimagem.com.br

Website: https://www.sympla.com.br/festival-yoniarte—4-edicao__1182352

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?