Compartilhar notícia
As samambaias são consideradas plantas jurássicas, pois existem no meio ambiente desde esse tempo geológico. Com mais de 200 espécies e 1.000 variações, elas são indicadas para a criação de jardins verticais ou suspensos. De maneira geral, as samambaias se diferenciam na coloração, no formato de suas folhas e em como cada uma delas reage à exposição solar.
Existem oito variações selecionadas para estes fins:
Samambaia Centopeia
A centopeia é um tipo de samambaia que tem como principal característica o formato de suas folhas, que lembram a estrutura do inseto. Ela requer cuidados especiais. Durante o inverno, é necessário regar com água morna e adubar o solo a cada duas semanas para mantê-la saudável.
Samambaia havaiana
A samambaia havaiana é indicada para locais com pouco espaço. Possui folhas delicadas e porte médio. Ela pode ser cultivada em vasos dentro de casa, o que auxilia na decoração.
Minissamambaias
Outro tipo de samambaia que se enquadra no cultivo residencial e ocupa pouco espaço. A sua principal característica é ter folhas que crescem entre 30 e 60 centímetros em diversas direções, criando um visual delicado e único em qualquer ambiente.
Samambaia Paulistinha
Um dos tipos mais tradicionais é a samambaia paulistinha. Ela se caracteriza por ter folhas finas que crescem separadamente. É opção para vasos suspensos no quintal. Recomenda-se evitar o contato direto dela com a luz do sol. O indicado é um lugar sombreado.
Samambaia Renda Portuguesa
A samambaia renda portuguesa, diferente do que o nome sugere, é nativa da Austrália. Ideal para vasos suspensos. Dentre as características estão as folhas delicadas que crescem entre 20 e 40 centímetros, ficam amareladas durante o inverno e florescem verdes durante a primavera.
*Por Giuliana Flores, e-commerce de flores pioneiro no comércio de flores on-line do país.
Website: http://www.giulianaflores.com.br