metropoles.com

Residencial catarinense confirma a adequação de tanques de PRFV para a armazenagem de água

Empresa paulista forneceu um reservatório que vai garantir o abastecimento de 400 pessoas/dia na cidade de Rio do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Especializada na fabricação de tanques de PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro), a Tecniplas acaba de reforçar, mais uma vez, a plena adequação do material ao contato com água potável – o PRFV é mais conhecido por armazenar produtos químicos corrosivos.

Da sua planta em Cabreúva, no interior de São Paulo, foi despachado recentemente um tanque de 70 m³ para a cidade catarinense de Rio do Sul, onde fica o loteamento residencial Parque Vila Verde, da LBP Empreendimentos. O reservatório permitirá à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), a concessionária local, substituir as caixas d’água antigas e desativar o reservatório de concreto até então utilizado.

“Tanques como esse têm capacidade para suprir, em média, a demanda de 400 pessoas/dia”, calcula Roberto Fukumaru, representante da Tecniplas em Santa Catarina.

Para ter condições de armazenar água potável, observa Fukumaru, os reservatórios foram produzidos com resinas que possuem o Laudo de Inocuidade, conforme exigência da Portaria de Consolidação nº 5, de 28/09/2017, do Ministério da Saúde – Anexo XX (antiga Portaria nº 2.914/2011).

Diante das alternativas tradicionais de materiais, como o concreto e o aço, o PRFV garante diversas vantagens. Por exemplo, por ser muito poroso, o concreto requer a impermeabilização com borracha. Além de elevar o preço do tanque, esse revestimento tem vida útil limitada. Então, depois de três ou quatro anos, a água começa a atacar a estrutura de aço presente no concreto, exigindo investimentos pesados em manutenção ou até mesmo a troca do reservatório. O PRFV, por sua vez, é imune à corrosão e possui elevada resistência mecânica.

Em comparação ao tanque de aço vitrificado, opção importada e mais recente para a armazenagem de água, os reservatórios de PRFV também são mais vantajosos. A instalação é muito mais simples, pois são equipamentos monolíticos. Ao contrário dos tanques vitrificados, compostos por milhares de placas parafusadas, o que também pode significar pontos de vazamento depois de alguns anos. Outros benefícios ficam por conta da facilidade de manutenção do PRFV e o fato de toda a sua cadeia produtiva ser local. Trata-se de um material bem mais protegido contra as oscilações cambiais.

Website: http://www.tecniplas.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?