metropoles.com

Registros de compra e venda de imóveis crescem 12% em São Paulo durante primeiro ano da pandemia

Cidades do interior do estado também registram alta no mercado imobiliário. Já a capital carioca mostra recuperação, mas queda no acumulado dos últimos 12 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Levantamento realizado pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que, mesmo em meio à pandemia, o mercado imobiliário se manteve aquecido. Em São Paulo, foram contabilizadas mais de 140 mil transações de compra e venda entre abril de 2020 e março de 2021, período em que as consequências da Covid-19 foram mais sentidas. Isso representa um crescimento acumulado de 12,4% em relação ao mesmo período de 2019 e 2020. Só em março deste ano, foram realizadas 14.636 negociações – número 9,5% maior que o de fevereiro de 2021 e 50% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

No interior do estado de São Paulo, o mercado também se mostra aquecido. Em Ribeirão Preto, mais de 17 mil transações de compra e venda foram registradas durante o período da pandemia (+26,3%). As movimentações realizadas em março superam em 70% as do mesmo período do ano passado e em 26% as de fevereiro deste ano. Já em Santos, o crescimento no acumulado dos últimos doze meses foi de 17% e os registros de compra e venda de março foram 60% maiores do que os números de março/20 e 34,7% maiores que os de fevereiro deste ano.

Mercado em recuperação

No Rio de Janeiro, os números são negativos. Apesar de mostrar uma tímida recuperação, o mercado de imóveis não obteve desempenho positivo durante o primeiro ano da pandemia. Nos últimos doze meses, foram registradas 46.372 transações de compra e venda de imóveis na capital carioca – uma queda de 5% em relação ao período de abril de 2019 a março de 2020. O número total de registros no último ano, inclusive, foi o menor dos últimos nove anos.

Porém, em março deste ano, a quantidade de registros de compra e venda de imóveis foi 43,5% maior do que a registrada em fevereiro e 25% maior do que a do mesmo período do ano passado. Os dados dos últimos meses têm sido positivos em relação ao mesmo período do ano anterior, o que indica um reaquecimento do mercado.

Região Sul

As medidas de distanciamento social parecem ter aumentado a busca por um lar mais confortável no Sul do país, já que o volume de transações de compra e venda registrou aumentos consideráveis em algumas cidades. É o caso de Florianópolis, que acumulou um crescimento de 12% nos registros durante o primeiro ano da pandemia. Os números de março foram ainda mais expressivos: 109,6% maiores em relação ao mesmo período do ano passado e 6,6% maiores do que os registrados em fevereiro.

Em Maringá e Joinville, o crescimento de operações de compra e venda durante a pandemia foi de 20,3% e 14,1%, respectivamente. Em Curitiba, a pandemia também parece ter refletivo positivamente no mercado imobiliário, com aumento de 3,7% nas transações nos últimos 12 meses.

Nordeste e Centro-Oeste

Em Fortaleza, houve um aumento de 3,3% nas transações de compra e venda durante a pandemia. Os registros do mês de março, apesar de terem sido 18% inferiores aos de fevereiro, foram 83,5% maiores que os do mesmo período do ano passado.

Mas os últimos doze meses não foram tão positivos em Recife, com queda de 11,2% no volume de transações. Apesar disso, o mercado parece estar dando sinais de melhora, já que os resultados de março foram 40,6% e 21,2% maiores do que os de fevereiro/21 e março/20, respectivamente.

Assim como em Fortaleza, o número de registros de compra e venda durante a pandemia cresceu 20,4% em Campo Grande. Os resultados de março também mostram um mercado aquecido, com números 56,3% e 35% maiores que os do mesmo período do ano passado e os de fevereiro deste ano.

Indicadores do Registro Imobiliário

Os Indicadores são disponibilizados mensalmente pelo Registro de Imóveis do Brasil, entidade que congrega as associações estaduais e representa mais de três mil unidades de registros de imóveis. Os dados são trabalhados de acordo com a metodologia desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Website: https://www.registrodeimoveis.org.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?