metropoles.com

Qual a situação da agricultura familiar no Brasil?

Agricultura familiar é como se referem à modalidade de agricultura praticada pela própria família, sem uma propriedade rural que seja superior aos módulos fiscais.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Agricultura familiar é como se referem à modalidade de agricultura praticada pela própria família, sem uma propriedade rural que seja superior aos módulos fiscais.

Desde a implantação da Lei 11.326/2006 — que formulou as diretrizes para a agricultura familiar e empreendimentos que se enquadram nesse conceito —, muito mudou. Em 2018, o total de estabelecimentos nesse modelo chegava a 84,4%, mas a área total representava 24,3%, de acordo com o Censo Agropecuário.

Atualmente, esse setor representa mais de 84% dos empreendimentos rurais brasileiros, segundo o Ministério da Agricultura, e estima-se que mais de 70% da comida que chega às mesas nacionais são provenientes da agricultura familiar, que é responsável por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
https://www.sitiopema.com.br/agricultura-familiar-brasil/

Agricultura familiar no Brasil
Com mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares em território nacional, a agricultura familiar responde hoje por 38% do Produto Interno Bruto Agropecuário do País, o equivalente a um montante de 54 bilhões de reais – é o que aponta o Embrapa.

A importância da agricultura familiar no contexto da produção rural do país não é menor: ela responde pelo emprego de mais de 14 milhões de trabalhadores rurais, o que corresponde a 74% da mão de obra empregada no campo, e é a principal fonte de alimentos do país – segundo dados divulgados pelo Governo Federal.

O Embrapa indicou em relatório que entre as principais culturas produzidas pelos núcleos de agricultura familiar do Brasil estão a de mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo, soja, leite e animais como suínos, aves e bovinos.

Quanto à distribuição desses núcleos, 50% estão concentrados na região do Nordeste, 19% no sul, 16% no sudeste, 5% no centro-oeste e 10% no norte do país.

Quanto a agricultura familiar na produz de alimentos no Brasil?
Segundo dados do Censo Agropecuário de 2019, o crescimento do Brasil depende de forma direta das propriedades que exercem essa atividade. A produção representa:
– 70% do feijão;
– 34% do arroz;
– 87% da mandioca;
– 46% do milho;
– 38% do café;
– 21% do trigo;
– 60% do leite;
– 59% do rebanho suíno;
– 50% das aves;
– 30% dos bovinos.

No mundo, essa atividade representa 80% de toda a produção mundial de alimentos. O cultivo está distribuído em 500 milhões de produtores rurais, que ocupam 90% das propriedades agrícolas existentes

Tendências e novas tecnologias para agricultura familiar brasileira
Todas as tendências na área de agricultura familiar estão voltadas para a tecnologia. É por meio delas que será possível atrair os jovens ao campo e obter resultados mais expressivos, mesmo que a área continue a mesma.

Por isso, é essencial desenvolver equipamentos com alta tecnologia embarcada, que favoreçam o trabalho e a qualidade de vida no campo.

Um exemplo é o DJB-20S, o primeiro pulverizador e dosador a bateria costal que se conecta a um celular e gera informações sobre a operação.

Outra tendência é a automação, que está em contínuo crescimento. Nesse caso, o benefício é retirar a carga de trabalho do operador e reduzir as tomadas de decisão frente a problemas críticos para o agricultor.

Website: https://www.sitiopema.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?