Compartilhar notícia
EPIs são os equipamentos de proteção individual. Nos últimos tempos, o termo está em evidência devido à pandemia do coronavírus.
Segundo a legislação brasileira, é obrigatório fornecer EPIs aos trabalhadores para protegê-los de riscos físicos para evitar acidentes de trabalho.
Ele é essencial para garantir que o trabalhador não seja exposto a doenças ocupacionais que coloquem em risco sua vida ou sua capacidade a longo prazo.
NR-6
Seu uso e fornecimento deve ser garantido gratuitamente pelas empresas sob a norma técnica NR-6 de acordo com a função e segundo estudo de risco ocupacional.
Eles devem estar de acordo com as orientações do Ministério do Trabalho e as empresas devem fornecer as instruções para utilização correta. Eles serão indicados de acordo com o porte, indústria e segmento.
Os EPIs em ambiente hospitalar são compostos por máscaras de proteção facial, luvas, tocas, protetor de pés, aventais, entre outros. São equipamentos essenciais para proteger trabalhadores da área da saúde e dos profissionais que lidam com público.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os profissionais da saúde devem usar máscaras N95, assim como demais equipamentos de EPIs como avental, óculos de proteção e luvas se estiverem na presença de algum caso suspeito de Covid-19.
A contaminação ocorre através de secreções e pode ser transmitido pelo ar. Além disso, os profissionais que trabalham na linha de frente acabam expostos por maior carga viral e por isso são mais suscetíveis a ter complicações graves da doença. Por isso, os EPIs preventivos se tornam essenciais.
Luvas
As luvas descartáveis ajudam o profissional a proteger suas mãos e evitar contato direto com secreções e deve ser trocada regularmente. É recomendada pela OMS apenas aos profissionais de saúde.
Máscara face shild
Oferece proteção dupla para o rosto e age como barreira total. Ela impede contato com gotículas de saliva e secreções nos olhos, nariz, boca e rosto de forma efetiva. É reutilizável se for higienizado corretamente.
Avental
A vestimenta protege o profissional de saúde, pois funciona como uma barreira contra respingos de gotículas.
Óculos
As mucosas e olhos são uma das principais vias de entrada para o vírus. Por isso, eles devem estar protegidos com óculos protetor e reforço com máscara face shild.
Máscara N95
Essa máscara tem filtros mais eficientes contra microgotículas e recomendada apenas aos profissionais de saúde quando estiverem em contato com casos suspeitos de coronavírus.
Onde encontrar
A loja Medaxo é certificada pela Anvisa, fornece e distribui equipamentos médicos hospitalares para empresas de diversos segmentos através de seu site www.medaxo.com.br e central de atendimento (11) 2348-8710.
Website: https://www.medaxo.com.br/