metropoles.com

Quais são as etapas fundamentais da Fertilização In Vitro (FIV)

Procedimento é a esperança de casais inférteis realizarem o sonho de engravidar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Entender as etapas do processo de Fertilização In Vitro pode ser fundamental para dar tranquilidade aos casais que desejam engravidar e não conhecem o tratamento. Saber o que acontece desde a coleta de óvulos e espermatozoides até o desenvolvimento dos embriões ajuda a dar segurança para aqueles que vão se submeter ao procedimento. O avanço de cada etapa da FIV é cercado de muita expectativa pelos casais, especialmente na última etapa. “A transferência embrionária é a última fase do processo de fertilização In vitro e, por isso mesmo, é sempre permeado de muita ansiedade, já que o resultado pelo sucesso ou não de uma gravidez se aproxima”, destaca o Dr. Alfonso Massaguer, especialista em Reprodução Humana e diretor da Clínica Mae.

A mulher passa pela fase de transferência embrionária, de 3 a 5 dias depois da coleta dos gametas feminino e masculino e fecundação destes em ambiente de laboratório. Isso, quando não se tratar de material genético congelado. O número de embriões a serem transferidos para o útero varia de acordo com o perfil da mulher e com a avaliação do médico responsável, levando-se em conta, principalmente, a idade da mãe e a receptividade de seu endométrio.

O que diz o Conselho Federal de Medicina sobre a transferência de embriões
O Conselho Federal de Medicina orienta que sejam transferidos no máximo 4 embriões, mesmo porque, quanto mais embriões forem transferidos, maiores são as chances de gestação múltipla, o que pode ser sinônimo de risco à saúde da mãe e dos bebês.

O número de embriões transferidos no procedimento sofre variação de acordo com a faixa etária da mãe:
– Até 35 anos de idade: um ou dois embriões.
– De 35 a 37 anos de idade: dois embriões.
– De 37 a 40 anos de idade: três embriões.
– A partir dos 40 anos de idade: quatro embriões.

Os cuidados na transferência dos embriões
No momento da transferência, alguns cuidados são observados. “É preciso que a mulher esteja de bexiga cheia, para que o útero fique reto e o aparelho de ultrassom possa identificar melhor as imagens, já que uma visão nítida é essencial para a colocação correta do embrião dentro do útero da mulher”, explica o especialista. O Dr. Alfonso destaca que a transferência embrionária é completamente indolor, sem necessidade de aplicação de anestesia na paciente. “Para se ter uma ideia mais precisa, o desconforto gerado na colocação lembra a realização de um exame de Papanicolau”, simplifica.

A mulher não deve mudar a rotina
Feita a transferência embrionária, a vida da mulher deve transcorrer normalmente, assegura o Dr. Massaguer. Mesmo porque, segundo ele, o processo se assemelha a uma rotina natural de gravidez. A mulher, portanto, pode continuar a estudar, trabalhar e praticar exercícios. “O que se recomenda é que se evite situações de estresse profundo, além de esforços físicos demasiados. Cumpre salientar que o acompanhamento médico é indispensável, com recomendações específicas de acordo com as características da mãe”, finaliza o médico.

O Dr. Alfonso Massaguer é Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas e atua em Reprodução Humana há 20 anos. Foi professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU por 6 anos e autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina, com passagens em centros da Espanha e Canadá.

Mais informações: www.ageimagem.com.br

Website: https://www.clinicamae.med.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?