Compartilhar notícia
Uma pesquisa da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, mostra que, desde 2016, tem sido crescente a procura por brinquedos educativos e pedagógicos – que estimulam o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança.
Segundo o estudo da consultoria, as vendas dos brinquedos classificados como STEM Toys (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), ou seja, brinquedos educativos voltados a Ciências e Matemática, apresentaram crescimento de 7% em 2017.
Os brinquedos pedagógicos ou educativos trazem inúmeros benefícios e o principal deles é impulsionar o desenvolvimento infantil. Veja alguns benefícios:
- Ajuda a impulsionar seu QI
Os brinquedos educativos são projetados para aumentar a alfabetização, a coordenação motora, a memorização, as habilidades motoras e de reconhecimento das crianças . As crianças que desenvolvem adequadamente essas habilidades provavelmente terão seu QI aumentando gradualmente. Uma vez que os brinquedos educacionais devem ser divertidos e agradáveis, os pequenos podem ter tempo suficiente para um aprendizado detalhado e retenção de habilidades práticas.
- Melhora o desenvolvimento dos sentidos
Diferentes tipos de brinquedos pedagógicos estão ligados ao desenvolvimento de sentidos específicos. Os sentidos mais comuns que os brinquedos educativos procuram desenvolver incluem o tato, a visão e a audição. Por exemplo, brinquedos brilhantes com cores diferentes aumentam a visão. Por outro lado, o sentido da audição pode ser aprimorado por brinquedos que produzem sons diferentes.
À medida que as crianças crescem usando brinquedos pedagógicos, existem aqueles sons, materiais e cores que elas vão adorar. Dessa forma, eles podem expressar como se sentem sobre as experiências individuais. Como resultado, as crianças podem ter uma personalidade desenvolvida e aprimorar suas habilidades de comunicação.
- Melhora o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas
Uma das principais relevâncias dos brinquedos educativos é sua capacidade de desafiar a mente de uma criança. Brinquedos como os quebra-cabeças de madeira incentivam as crianças a pensar enquanto seguem uma sequência passo a passo para resolver um problema específico.
Os diferentes quebra-cabeças variam em complicações. Quanto mais complicado é um quebra-cabeça, mais energia, atenção e raciocínio são exigidos das crianças.
À medida que pensam nas diferentes maneiras de resolver os quebra-cabeças, suas mentes crescem e, com o tempo, eles desenvolvem habilidades de resolução de problemas.
Brinquedos montessoriano no Brasil
Os brinquedos montessorianos são chamados por esse nome porque na metodologia montessori acredita-se que todas as crianças podem trabalhar com materiais reais: representações reais de animais, vidro real, utensílios de madeira, porcelana e metal. O método montessoriano foi criado por Maria Montessori em 2004.
Fábio Francisco, CEO da “Desenvolva seu filho”, um e-commerce especializado em brinquedos pedagógicos, relata que no Brasil não é fácil encontrar soluções para esta nova tendência: “No Brasil, quase não existem empresas que forneçam brinquedos educativos. A maioria foca nos eletrônicos e não dá atenção para esta demanda”.
Perguntado sobre o que as mães e pais relatam sobre o comportamento das crianças após diminuírem o contato com os eletrônicos, ele revela: “Confesso que me surpreendi: familiares chegam até nós, contando que seus filhos estão mais calmos, menos ansiosos, mais atenciosos e ativos, sem hiperatividade. Ouvir isso é a realização de um sonho e vai muito de encontro com o que a desenvolvaseufilho.com almeja.”
Para o empresário, este nicho só está começando. A verdade é que esses brinquedos vêm conquistando espaço no mercado nacional e os benefícios à saúde e ao comportamento da criança têm feito a fama desses objetos se espalharem rapidamente.
Para maiores informações sobre brinquedos montessorianos no Brasil acesse: https://desenvolvaseufilho.com/brinquedos-brasil