metropoles.com

Por que o e-mail é o principal vetor de ameaças na internet?

A startup de cibersegurança Gatefy reuniu dados e fatos que comprovam que o e-mail é a principal porta de entrada de ameaças na internet.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Segundo relatório da Verizon, 94% dos incidentes de segurança com malware ocorrem por meio do uso de e-mails maliciosos. Ou seja, de cada 10 ataques com malware, 9 deles acontecem via e-mails. Este dado, por si só, já prova que o e-mail é uma das principais plataformas exploradas por hackers e cibercriminosos.

Mas ainda há outros dados que comprovam o perigo que existe nos e-mails. De acordo com relatório do FBI, o phishing é o golpe com o maior número de casos reportados anualmente, e o BEC (Business Email Compromise) é o golpe que causa o maior prejuízo financeiro. A Gatefy, startup que desenvolve soluções de segurança digital para empresas, reuniu mais dados e fatos que comprovam que o e-mail é a principal porta de entrada de ameaças na internet.

Dados sobre segurança de e-mail

  • Os incidentes de phishing tiveram um aumento de 110%, de 114.702 incidentes em 2019 para 241.324 incidentes em 2020. (FBI, 2020)
  • Ataques de Business Email Compromise provocaram prejuízos de 1,8 bilhões em 2020. (FBI, 2020)
  • Um dos principais vetores de ransomware são e-mails maliciosos de phishing. (FBI, 2020)
  • Cerca de 80% do tráfego de e-mail no mundo são spam. (Cisco, 2021)
  • 91% dos ciberataques têm origem em um e-mail. (PhishMe, 2017)
  • 22% dos vazamentos de dados envolveram phishing. (Verizon, 2020)
  • Credenciais e dados pessoais são os tipos de dados mais comprometidos em violações de phishing e engenharia social. (Verizon, 2020)
  • 65% dos grupos de cibercriminosos usam spear phishing como vetor primário de infecção. (Europol, 2019)
  • Phishing está envolvido em 78% dos incidentes de espionagem cibernética. (Europol, 2019)
  • 48% dos arquivos maliciosos usados em golpes de phishing de e-mail são arquivos do Office. (Europol, 2019)
  • Ataques que fazem uso de arquivos do Office aumentaram 67% em 2020, para cerca de 1 em 4, enquanto ataques que usam PDF diminuíram 22%, para 1 em 10. (SonicWall, 2021)
  • Os 5 principais assuntos de e-mails de BEC: Urgente, Solicitação, Importante, Pagamento e Atenção. (Symantec, 2019)
  • Ataques de phishing cresceram 250%. (Microsoft, 2018)
  • 54% dos líderes de TI e segurança relataram um aumento nos ataques de phishing desde o início da pandemia COVID-19. (Microsoft, 2019)
  • As 10 marcas mais personificadas em ataques de e-mail: Microsoft, DHL, Linkedln, Amazon, Rakuten, IKEA, Google, Paypal, Chase e Yahoo. (Check Point, 2020)
  • Os 5 principais setores e indústrias atacados em golpes de phishing: instituições financeiras, SaaS e webmail, pagamento, redes sociais e e-commerce. (APGM, 2020)

Exemplos de ataques de e-mail

Além dos dados e estatísticas, a Gatefy apresenta casos reais de ataques de e-mail, começando por uma empresa japonesa.

A Toyota Boshoku Corporation, fornecedora de autopeças, sofreu um prejuízo estimado a USD 37 milhões, em 2019, devido a um ataque de engenharia social e BEC (Business Email Compromise).

Em um caso parecido, a Sony Pictures foi hackeada, em 2014, depois que funcionários da empresa foram enganados por hackers que personificaram a Apple. Milhares de documentos confidenciais foram roubados.

O trojan Emotet é outro exemplo de ameaça de e-mail. O Emotet foi definido como um dos malwares mais perigosos e destrutivos do mundo pelo governo dos EUA, em 2018. O principal vetor de infecção deste malware são e-mail maliciosos.

Para fechar a lista de casos reais, tem o caso do WannaCry, que é conhecido como um dos piores ataques de ransomware da história. O prejuízo causado pelo WannaCry ultrapassa USD 4 bilhões. O vetor da ameaça também são e-mails maliciosos.

No blog da Gatefy, foram divulgados mais casos reais e exemplos:

Investimento em cibersegurança

Um clique descuidado em um e-mail é o suficiente para comprometer toda a operação de uma empresa com ransomware. Do mesmo modo, um clique descuidado é o suficiente para acessar uma URL maliciosa e fornecer credenciais que permitirão acesso a sistemas e dados confidenciais.

Devido a isso, ao longo dos anos, as soluções de segurança de e-mail se tornaram uma necessidade para empresas de todos os setores e tamanhos. Para saber mais sobre a importância de se investir em proteção de e-mail, basta ler os seguintes artigos:

Soluções de segurança de e-mail para empresas

A Gatefy é uma startup que desenvolve soluções avançadas de segurança de e-mail para empresas de todos os setores e tamanhos (de pequenas a grandes), com integração para Microsoft Office 365, G Suite, Exchange, Zimbra, Locaweb e outras plataformas e provedores.

As soluções protegem as empresas contra spam, phishing, ransomware, vírus, engenharia social e outros tipos de ameaças. Para saber mais sobre a Gatefy, basta visitar gatefy.com ou ligar para (41) 4042-8280.

Com informações de Gatefy.

Website: https://gatefy.com

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?