metropoles.com

Planejamento de carreira profissional contribui para melhor colocação no mercado de trabalho

Iniciativa de instituições de ensino como a da Univates auxiliam na contratação de estudantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ano de 2020 foi marcado por um período de intensas mudanças no que se refere à carreira profissional. Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, mais de 255 milhões de pessoas no mundo perderam seus postos de trabalho, conforme divulgou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em janeiro. A expectativa da própria OIT é que haja uma forte recuperação na segunda metade de 2021. Para reingressar ou se manter no mercado de trabalho, muitos precisaram se reinventar e buscar novas oportunidades.

Independentemente da situação, a formação continua sendo fundamental para quem deseja atingir seus objetivos profissionais e ainda garante melhor remuneração, chegando a ser 144% maior no Brasil para quem tem ensino superior, em relação a quem tem apenas o Ensino Médio concluído, conforme o relatório mais recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2020. Nesse sentido, um planejamento de carreira pode garantir maior controle sobre as tomadas de decisão, além de assegurar o aumento do senso de organização e foco e potencializar a motivação pessoal. E é justamente para isso que existem as consultorias de carreiras, um serviço que busca, por meio de reflexões, planejamentos e ações, auxiliar a pessoa em seu desenvolvimento profissional.

E foi com o propósito de auxiliar os seus estudantes, facilitando o ingresso deles no mercado de trabalho, que a Universidade do Vale do Taquari – Univates criou, em 2008, o que hoje se chama Central de Carreiras da Univates. O setor atua como uma consultoria para carreira profissional, além de realizar a divulgação das vagas de emprego e estágios disponíveis na região do Vale do Taquari, onde a Universidade fica localizada. Só em 2020, mais de 1.800 oportunidades foram disponibilizadas para os estudantes e diplomados dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Técnicos ofertados pela Instituição.

Para facilitar a colocação dos estudantes no mercado, a Central de Carreiras realiza atendimentos individuais de orientação profissional, apoio para construção do currículo e preparação para entrevista. Outro serviço disponibilizado é a Trilha de Carreiras, serviço que busca promover uma série de ações que visam a desenvolver o estudante no que se refere às suas escolhas profissionais.

A Trilha de Carreiras
A Trilha está divida em três principais etapas: a primeira etapa se refere à busca de autoconhecimento e identificação ocupacional; na segunda etapa os estudantes têm o acompanhamento profissional visando à sua colocação no mercado de trabalho, com orientações para construir seu posicionamento profissional, construção de networking e de planejamento financeiro; e por fim, na fase final da trilha é realizada a construção do plano de carreira do estudante e haverá participação em mentorias.

Todas as etapas estão integradas aos Ateliês, módulo onde os estudantes do Aula+, modelo de ensino híbrido da Univates, realizam atividades práticas e de experimentação. Essa integração conta com a utilização de ferramentas, dinâmicas, materiais e eventos mediados por especialistas da área de carreiras da Univates, bem como com a parceria de mentores e empresas da Região.

De acordo com a consultora de carreiras da Univates, Ana Luisa Freitag, o acompanhamento oferecido pela Instituição permite que o estudante ingresse no mercado de trabalho de uma maneira mais segura e planejada. “A Trilha de Carreiras é um dos grandes diferenciais que a Univates proporcionará aos seus estudantes do ensino híbrido pelo fato de ser um Projeto-Modelo para as Universidades. Os estudantes têm todo o acompanhamento necessário de especialistas para o desenvolvimento de sua carreira desde o início da sua graduação”, salienta.

O que é o Aula+
Aula+ é a nova proposta pedagógica e curricular da Universidade do Vale do Taquari – Univates para os seus cursos de graduação. No novo formato de ensino híbrido, o estudante não precisa estar na Universidade todos os dias da semana. A proposta híbrida é única e cada curso de graduação presencial pode ser composto de até 40% da carga horária na modalidade a distância. Além disso, as aulas serão organizadas de forma transversal em Seminários e Ateliês, e não mais em disciplinas.

Website: https://www.univates.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?