metropoles.com

Petrópolis reúne atrações turísticas naturais e artísticas

Petrópolis carrega em suas ruas, as heranças deixadas pela Família Imperial. Um lugar visitado por pessoas do mundo inteiro e reconhecido por seus pontos turísticos, que fazem parte do patrimônio histórico nacional.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Também conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis situa-se na região serrana do Rio de Janeiro, a apenas 66 km da capital do estado. O nome é uma homenagem a Dom Pedro II, visto que o município abrigava a casa de veraneio do imperador que, junto à corte real, subia a serra desejoso de fugir do calor escaldante do Rio.

Petrópolis possibilita ao turista aprender muito sobre a História do Brasil, bem como desfrutar das mais belas paisagens. Seu clima tropical, com temperaturas predominantemente amenas, patrimônios históricos (arquitetônicos e naturais) altamente preservados, estilo de vida tranquilo e acolhedor chama a atenção dos turistas.

Em seguida, uma seleção dos principais lugares para visitar em Petrópolis.

Palácio Quitandinha

É o primeiro atrativo turístico visto por quem chega do Rio de Janeiro. Construído em 1941, o Palácio Quitandinha já foi considerado o maior cassino hotel da América Latina e recebeu grandes nomes tais como: Carmem Miranda, Orson Welles, Walt Disney e Getúlio Vargas. O local foi transformado, mais recentemente, no centro cultural do Sesc Rio e oferece – à população local e aos visitantes – um cronograma repleto de atividades culturais.

Museu Imperial

A casa de veraneio da Família Imperial foi transformada em museu no ano de 1940 pelo decreto de Getúlio Vargas, presidente da época. Aberto para visitação três anos depois, o Museu conta com o maior acervo do período imperial brasileiro, são cerca de 300 mil peças históricas de mobiliário, vestuário, documentos, pinturas e outras obras.

Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal é um dos principais símbolos da Cidade Imperial. Foi encomendado por Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, em 1884. A armação veio da França e o objetivo era alojar exposições de produtos agrícolas, flores e pássaros da região, mas também serviu de palco, em 1888, para um acontecimento histórico muito importante: a libertação dos últimos escravos de Petrópolis. Ali hoje são realizadas festas tradicionais, como a Bauernfest, e demais eventos culturais.

Catedral São Pedro de Alcântara

Certamente, a Catedral São Pedro de Alcântara é um dos pontos mais prestigiados de Petrópolis. De estilo neogótico francês, a construção da imponente igreja iniciou em 1884 e só foi concluída em 1929. Por dentro, os detalhes (vitrais, pinturas e relíquias do altar) da Catedral também impressionam.

Os restos mortais de Princesa Isabel, Conde D’Eu, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina ficam logo em sua entrada, em um Mausoléu.

Casa da Princesa Isabel

Inicialmente, era de propriedade do Barão de Pilar, mas foi obtida pela Princesa Isabel e Conde D’Eu no ano de 1876. O prédio, instalado na região do Centro Histórico de Petrópolis, serviu de abrigo à Princesa e sua família por diversas temporadas.

A casa não está aberta para visitação, mas é possível apreciar a área externa, com seus agradáveis jardins de camélias brancas (símbolo do movimento abolicionista).

Museu Casa de Santos Dumont

A residência de verão do célebre inventor é chamada de “A Encantada”. Criativa e funcional, a casa possibilita aos visitantes, além de uma verdadeira viagem no tempo, o contato com algumas curiosidades sobre o “Pai da Aviação”. A principal delas é o fato de ter sido bastante supersticioso e, por essa razão, ter construído tanto chuveiros quanto escadas, cujo acesso só pode ser feito com o pé direito.

O museu também dispõe de um acervo rico de objetos pessoais de Santos Dumont.

Vale do Amor

O Vale do amor é um santuário ao ar livre, situado na Fazenda Inglesa, de concepção de Sergio Fecher (coordenador da Fraternidade Cósmica Universal). A visita ao local é recomendada para aqueles que buscam contato com a natureza e paz interior, para além de qualquer crença ou religião.

Abriga, em seu conjunto, a Cachoeira da Umbanda, a Igrejinha Francisco e Clara, o Altar de Ganesha, o Altar do Buda e um jardim no formado de Yin-Yang.

O melhor período para visitar Petrópolis é entre os meses de maio e agosto, pois há menor risco de chuvas. Vale a pena também conferir o calendário oficial de eventos culturais da cidade.

O momento de isolamento social é bastante propício para planejar o próximo passeio. O Clube Candeias disponibiliza uma série de vantagens aos associados, entre elas uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo todo.

Mais informações em https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?