metropoles.com

Pesquisa aponta que venda de carro pode crescer 15% em 2021

De acordo com a ANFAVEA, o mercado automobilístico pode começar sua recuperação em 2021. No total, são esperadas as vendas de 2,25 milhões de modelos ao longo do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Durante a sua primeira entrevista em 2021, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou uma série de números e dados sobre as projeções de venda de carros durante o ano.

Segundo Luiz Carlos Moraes, serão vendidos em torno de 2,25 milhões de carros em 2021. No total, veículos de passeio contam com a projeção de venda de 1,850 milhão de unidades, 14% a mais do que o ano anterior.

Enquanto isso, veículos comerciais leves têm previsão de vender 18% a mais do que em 2020, podendo superar a marca de 400 mil unidades. Durante todo o ano passado, foram vendidos 1,955 milhão de carros.

Ao calcular veículos pesados, a previsão é que sejam vendidos 2,367 milhões de unidades, um número que representa um crescimento de 15% em relação a 2020. Caminhões podem apresentar uma melhora de 13% nas vendas, assim como os ônibus. No entanto, ainda que essas sejam previsões animadoras, é importante notar que “a neblina continua no horizonte”, segundo especialistas da associação.

O mercado automobilístico em 2020

Durante o ano de 2020, a venda de automóveis sofreu uma queda de -28,6%. Em categorias como ônibus, por exemplo, o déficit foi ainda maior, chegando aos -33,4%. Mas a queda nas vendas variou de acordo com a região do país. Estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo foram os destaques negativos do ano, acumulando quedas de -38%, -33% e -30%, respectivamente.

Ainda que os números não tenham sido animadores, o Brasil continuou ocupando o sexto lugar no ranking mundial automotivo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Índia. No quesito produção, as indústrias brasileiras ficaram em nono lugar no ranking geral.

Ainda de acordo com o presidente da ANFAVEA, certos problemas estruturais que acometeram a produção automobilística do Brasil em 2020 ainda podem representar um risco em 2021. Para o especialista, o fechamento de fábricas e a alta carga tributária são os pontos de atenção.

Venda de carro: mais previsões para 2021

De acordo com a ANFAVEA, a média diária prevista será menor que a registrada no mês de dezembro, que fechou em alta de 8,4% em relação ao mês anterior.

A instituição também teceu críticas aos governantes de São Paulo, que aumentaram o ICMS para carros usados e zero quilômetro a partir de abril. O estado é o maior mercado consumidor de automóveis no país.

Carros usados terão uma alíquota de 30,7%, aumentando a quantia do ICMS a ser paga durante processos de compra e venda. Moraes justifica a previsão conservadora lembrando que a pandemia ainda tem impacto sobre a economia e chama a atenção para a crise instaurada.

Quais são as vantagens de se comprar um carro usado ou seminovo?

Muitos daqueles interessados em trocar de veículo enxergam nos carros usados e seminovos uma oportunidade para fazer um negócio com bom custo-benefício.

Alguns clientes afirmam que o valor de compra de carros usados é mais atrativo, pois é possível realizar a compra de um modelo mais completo por um preço reduzido.

Além disso, segundo especialistas no assunto, as possibilidades de negociação na venda de carros usados e seminovos são maiores e oferecem economia em questões como documentação e impostos.

Atualmente, motoristas que desejam comparar preços de carros usados podem fazê-lo na Internet, por meio de sites de classificados, como o Comprecar, por exemplo.

Website: https://www.comprecar.com.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?