metropoles.com

Pesquisa aponta mudanças na dieta dos EUA pós-pandemia

Depois do novo coronavírus, norte-americanos passaram a cozinhar mais em casa e consumir alimentos mais saudáveis.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Quatro em cada cinco consumidores norte-americanos afirmaram que a pandemia de covid-19 mudou seus hábitos alimentares, levando-os a cozinhar, comer, fazer compras e pensar sobre alimentos de forma diferente, de acordo com a Pesquisa Anual de Alimentos e Saúde do Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos. Na pesquisa de 2020, 60% dos consumidores afirmaram cozinhar mais em casa em decorrência da pandemia; já os dados coletados no ano passado, a estatística caiu para 47%, sinalizando um retorno à normalidade.

Mas a tendência de comer mais em casa não deve diminuir tão cedo no país, de acordo uma nova pesquisa da consultoria de marketing Acosta. Após o término da pandemia, 92% das famílias entrevistadas planejam continuar comendo juntas em casa pelo menos com mais frequência do que antes do surgimento do coronavírus. No início da pandemia, 47% dos adultos tomavam café da manhã em casa todos os dias (versus 37% pré-covid-19), 40% dos adultos almoçavam em casa todos os dias (contra 26% pré-covid-19) e 31% das famílias jantavam em casa todos os dias (eram 18% no pré-covid-19).

“Comer em casa tornou-se a norma durante a pandemia. Essas mudanças impactaram significativamente o setor de restaurantes, levando a cerca de 240 bilhões de dólares em receita perdida pela indústria no país, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes”, explicou Colin Stewart, vice-presidente executivo de inteligência de negócios da Acosta.

A previsão de que muitos norte-americanos vão continuar comendo em casa é uma boa notícia para um segmento que cresceu durante a pandemia: o de chefs privados. Segundo a Associação de Chefs Particulares dos Estados Unidos, a indústria vive um boom no país, somando cerca de 25 mil profissionais no setor e previsão de crescimento de 6% até 2026. “A evolução dessa indústria mostra uma preocupação cada vez maior com a saúde e mais famílias estão contratando chefs particulares para preparar um grande número de refeições que são congeladas e consumidas em casa de forma conveniente”, divulgou o site especializado The Culinistas.

Mas há também quem invista em chefs particulares para cozinhar diariamente suas refeições. Caso do ator americano Channing Tatum que, para não correr o risco de sair da dieta durante as filmagens de seu novo projeto, rodado em Londres, contratou a nutricionista e personal chef carioca Aline Fiúza para acompanhá-lo na viagem. “Pessoas ocupadas, que precisam manter uma rotina de cuidados com a saúde, estão optando por trabalhar com personal chefs e nutricionistas visando fortalecer o sistema imunológico e manter uma dieta rica em nutrientes”, comenta a profissional, autora do livro “Pareça Bem, Sinta-se Bem e Viva Bem”.

O Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos mostra que a pandemia promoveu uma mudança de mentalidade sobre o que os americanos consideram saudável. Antes da pandemia, a maioria dos consumidores identificavam uma alimentação saudável com base na ausência de algum componente “prejudicial à saúde”, como o açúcar. Este ano, os números mudaram: 27% agora dizem que uma alimentação saudável é definida pela presença de nutrientes advindos de frutas e vegetais (acima dos 17% em 2016).

De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, que acompanharam os hábitos alimentares de cerca de 6 mil pessoas desde o início da pandemia, indivíduos que relataram comer mais frutas, vegetais e legumes tiveram um risco 9% menor de contrair covid-19 e um risco 41% menor de desenvolver sintomas graves durante o período do estudo, em comparação com pessoas que relataram comer menos frutas e vegetais. “O estudo não é conclusivo e uma alimentação saudável não elimina a recomendação de vacinação”, afirma o relatório.

Website: https://www.globenewswire.com/news-release/2021/05/19/2232648/0/en/2021-Food-Health-Survey-Pandemic-Food-Habits-Start-to-Wane-While-Positive-Approaches-to-Diet-and-Health-Grow.html

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?