metropoles.com

Novo Rio Pinheiros: programa de despoluição

Há décadas, o Rio Pinheiros não mostra resultados significativos quando o assunto são as ações para a melhora da qualidade de suas águas. Mas, em 2019, o Governo do Estado de São Paulo decidiu lançar o Programa Novo Rio Pinheiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Há décadas, o Rio Pinheiros é objeto de ações para a melhora da qualidade de suas águas, mas sem apresentar resultados significativos. Mais recentemente, em 2019, o Governo do Estado de São Paulo decidiu lançar o Programa Novo Rio Pinheiros, um projeto que prevê diversas intervenções em áreas de todas as sub-bacias dos seus grandes afluentes.

Segundo Wilson Luiz, engenheiro da Etesco, “O Programa Novo Rio Pinheiros vem sendo uma prioridade e os trabalhos não pararam durante a pandemia”, afirma.

A previsão de investimento no Programa chega a R$ 1,7 bilhões de reais, no âmbito da Sabesp, sendo destinados para um pacote de obras e intervenções às sub-bacias dos grandes afluentes do Rio Pinheiros.
Além disso, o projeto também investe em ações socioambientais, como uma forma de engajar a população no processo de revitalização do rio. Em especial, a educação quanto ao descarte de resíduos urbanos contribui positivamente no impacto ambiental do rio.

Os contratos incluem incentivo à boa performance das tecnologias e sistemas utilizados. Esta é uma forma inovadora para a contratação de obras e serviços dessa natureza.

O Programa licitou a construção de URQAs (Unidades Recuperadoras de Qualidade da Água) nos córregos Pirajussara, Água Espraiada, Cachoeira, Jaguaré e Antonico. As obras destes dois últimos estão a cargo de consórcio liderado pela Etesco, por um valor de R$87.430.000,00 milhões.

Metas e objetivos do programa de despoluição

A despoluição do Rio Pinheiros deve beneficiar mais de três milhões de pessoas no entorno da bacia.
O programa estadual é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e conta com a participação de diversas empresas e da Prefeitura de São Paulo.

A meta do programa Novo Rio Pinheiros é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, como uma forma de melhorar a qualidade das suas águas e integrá-lo à cidade com suas margens revitalizadas.

São 16 pacotes de contratação para execução das obras de esgotamento sanitário e ações socioambientais nas sub-bacias, que já foram colocados em prática. “Podemos dizer que, até o momento, foram realizadas mais de 36 mil ligações de imóveis com a rede de coleta”, explica o Eng. Wilson Luiz.

O projeto também atende algumas questões de sustentabilidade, relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Estes objetivos são responsáveis por assegurar uma gestão sustentável de água e saneamento para toda a população.

Desde o início do “Novo Rio Pinheiros” já foram removidas mais de 16 mil toneladas de resíduos. Foram retiradas garrafas pet, bicicletas, pneus e plásticos que haviam sido descartados.

“A remoção de resíduos contribui muito para o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, e ajuda na melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente”, finaliza o Eng. Wilson Luiz.

Outra novidade do programa são as inovações tecnológicas em áreas de urbanização irregular, onde o esgoto é lançado nos córregos. Isto porque, antes, as moradias não deixaram espaço para que os coletores fossem instalados.

Website: http://www.etesco.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?