metropoles.com

Música contribui para aliviar o estresse e melhorar sistema imunológico dos idosos

A Musicoterapia utiliza o repertório de músicas afetivas e preferenciais do paciente buscando estimular a memória, reorganização da estrutura do pensamento, orientação espaço-temporal, diminuição do isolamento social e afetivo, da agitação ou apatia e até mesmo da irritabilidade e agressividade.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A música está sendo uma aliada importante para o bem-estar de aproximadamente 15 idosas que vivem em uma Casa de Repouso em Curitiba. Em isolamento social constante, devido ao risco de contaminação pela COVID-19, a serenata – feita sob o som de violino, violão, percussão e saxofone – está contribuindo para reduzir o estresse, melhorar a memória, a capacidade de comunicação e o sistema imunológico, além de reduzir a ansiedade dos idosos.

A serenata mais recente – que é feita do portão da instituição- foi em comemoração aos 91 anos de uma das hóspedes da Solary Ville, na última semana.

Uma das responsáveis e fundadora da Casa, Roberta Morais, conta que os efeitos da música são imediatos. “Além de todos os benefícios comprovados, percebemos que a serenata possibilita o resgate de memórias e contribui para o estímulo da coordenação motora e fala quando elas cantam e dançam com a música que mais gostam”, relata Roberta.

A Musicoterapia contra o Alzheimer – A Musicoterapia utiliza o repertório de músicas afetivas e preferenciais do paciente buscando estimular a memória, reorganização da estrutura do pensamento, orientação espaço-temporal, diminuição do isolamento social e afetivo, da agitação ou apatia e até mesmo da irritabilidade e agressividade.

Em contrapartida, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa associada à idade causada pela morte de células cerebrais, manifestando-se pela perda de funções cognitivas como a memória, orientação, atenção, aprendizado, linguagem e de capacidades mais refinadas e profundas como as de avaliar, prever e planejar.

Como não há cura para o Alzheimer o diagnóstico precoce é importante para se tentar preservar ao máximo as capacidades intelectuais oferecendo tratamentos e opções para promover qualidade de vida aos pacientes.

A musicoterapia tem sido recomendada pelos neurologistas por comprovarem eficácia e por retardarem os sintomas. Em seu livro “A Música e o Cérebro”, Oliver Sacks escreve que a música pode “acordar a alma escondida e evocar respostas pessoais de memória, associações, sentimentos, imagens, a volta do pensamento e da sensibilidade”.

A responsável técnica da Solary, Jane Mendes, explica que as serenatas se somam às diversas atividades que as idosas realizam, entre elas, a fisioterapia, terapia ocupacional, dança e outras “Todo o nosso trabalho visa a prevenção e o cuidado com a saúde física e mental das nossas hóspedes. Aliamos carinho com atividades indicadas por profissionais capacitados e de acordo com a individualidade de cada uma das nossas idosas”, conta Jane.

Música e afetividade – Para a musicista Karol Salih, integrante da banda, a música tem o poder de gerar emoções e alívio do estresse. “Já que as idosas não podem ser abraçadas neste momento, com a música nos levamos amor, emoção e boas lembranças. Isso as ajuda a matarem a saudade da meninice através dessas canções antigas”, conta a cantora, compositora e violinista.

 Localizada em Curitiba, a Solary Ville é uma Casa de Repouso que atua nas áreas de hospedagem permanente para idosos, mas que também atende em momentos que a família precisa se ausentar como hotelaria.

 

Website: http://solaryville.com.br/o-solary

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?