metropoles.com

Maio é o Mês Internacional de Combate ao Melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele

Colabore Com o Futuro, ONGs e parlamentares engajados na causa lançam manifesto para divulgar a importância de inserir todas as terapias disponíveis e eficazes para os pacientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano, 8,5 mil brasileiros devem receber o diagnóstico da doença. Existem dois tipos de tratamento inovadores e muito eficazes já aprovados no Brasil – imunoterapia e terapia-alvo. No Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, apenas tratamentos quimioterápicos estão disponíveis para os pacientes.

Recentemente, a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) avaliou as terapias atualmente disponíveis no país para o tratamento do melanoma metastático e recomendou a incorporação das imunoterapias. Nenhuma recomendação oficial foi feita para as terapias-alvo, apesar de terem reconhecido a importância da disponibilização para tratamento dos pacientes no SUS.

“Diferentes perfis de pacientes necessitam de diferentes tipos de tratamento. Nossa luta é por todos”, ressalta a advogada e cofundadora da Colabore com o Futuro, Andrea Bento. Por isso, foi criado um manifesto para divulgar a importância de inserir todas as terapias disponíveis e eficazes no tratamento do melanoma metastático.

O câncer de pele é um dos mais comuns no Brasil, representando 30% dos tumores malignos diagnosticados. O melanoma é o tipo menos frequente, mas é o mais grave, correspondendo a 4% do total de casos e 90% do total de mortes relacionadas à doença.

“O objetivo de nossa campanha é informar a sociedade sobre a doença e seus tratamentos. Queremos que as imunoterapias e terapias-alvo sejam inseridas nas diretrizes diagnósticas e terapêuticas como opções para primeira linha de tratamento do melanoma metastático”, destaca Andrea.

A escolha dos medicamentos ficaria sob responsabilidade dos hospitais oncológicos espalhados pelo Brasil, norteada pelas Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT). O próprio INCA explica em seu portal que “quando há metástase (o câncer já se espalhou para outros órgãos), o melanoma, hoje, é tratado com novos medicamentos, que apresentam altas taxas de sucesso terapêutico”.

Os detalhes da campanha “Melanoma: a luta é por todos” e a íntegra do manifesto estão disponíveis em https://www.alutaeportodos.com

A iniciativa da Colabore Com o Futuro conta com o apoio do Instituto Vencer o Câncer, Melanoma Brasil, Projeto Camaleão, Frente Parlamenta de Apoio de Combate ao Câncer da Assembleia Legislativa de São Paulo, Frente Parlamenta em Prol da Luta contra o Câncer da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar Mista da Saúde do Congresso Nacional.

Website: https://www.colaborecomofuturo.com/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?