metropoles.com

IBRAM aprova reforma de Centro de Informação Ambiental de Planaltina, no DF

O projeto visa requalificar o espaço para a realização de atividades de educação ambiental e apoio à pesquisa científica na unidade de conservação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), aprovou a primeira etapa do projeto de reforma e ampliação do Centro de Informação Ambiental da Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE), em Planaltina, saída norte do Distrito Federal. Esta fase, além de diagnosticar e propor os reparos necessários às edificações e infraestruturas elétrica, hidráulica, telefônica, de combate a incêndios, sinalização e guarita, também prevê a criação de duas áreas fundamentais às atividades de educação ambiental: um Mirante e o Museu da Água.

O Mirante consiste em uma área aberta destinada a dinâmicas com o público em geral, como relaxamento e meditação. Já o Museu da Água propõe a valorização da vista da edificação para a Lagoa Bonita, nascente do ribeirão Mestre D’Armas e local de relevante beleza e importância ambiental. O Museu será um lugar destinado a disseminar temas relacionados à água e para a exposições do acervo da ESECAE.

A reforma prevê ainda a criação de acomodações para pesquisadores e um laboratório para dar incentivo e suporte a atividades de pesquisa científica na unidade de conservação.

O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Urbanizadora Paranoazinho como compensação ambiental devida pelas obras de adequação de infraestrutura de drenagem de águas pluviais e pela regularização fundiária dos parcelamentos irregulares do setor habitacional Grande Colorado, na Fazenda Paranoazinho, também na saída norte do DF.

A Estação de Águas Emendadas

É uma das mais importantes áreas naturais do Distrito Federal, onde ocorre o fenômeno único da união de duas grandes bacias da América Latina, a Tocantins/Araguaia e a Platina, em uma vereda de 6 km de extensão.

Sua área de Cerrado, praticamente intacta, abriga fauna ameaçada de extinção como a anta, a suçuarana, o tamanduá, o lobo-guará, entre outros, sendo de grande importância para a realização de pesquisas científicas. Por se tratar de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, as visitas ao local são restritas e apenas ocorrem de forma guiada.

Website: http://www.upsa.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?