metropoles.com

Hábitos de consumo mudam na pandemia e delivery de supermercado cresce

Isolamento social potencializa o alcance e a variedade de opções para compra on-line. Neste cenário, foodtechs apresentam soluções para comerciantes locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) podem levar anos para serem devidamente mensurados. Além da lamentável perda de vidas (matéria da BBC aponta a marca de 500 mil no mundo em julho de 2021), foi necessário mudar hábitos e encontrar soluções em diversas áreas. O isolamento social levou à busca de formas de trabalhar, estudar e consumir de maneiras mais criativas e práticas.

Enquanto muitas pessoas se adaptaram ao home office, às aulas a distância e até a consultas através da telemedicina, o delivery teve destaque. Dados da Statista, apresentados em notícia do Jornal da USP apontam o crescimento de 155% no número de usuários da modalidade entre março e abril do ano passado. O aumento de pedidos bateu os 975%.

A pandemia ainda faz parte do cotidiano dos brasileiros e o setor de entregas a domicílio, que já faz parte da rotina de muitas pessoas, deve permanecer aquecido. É o que indicam pesquisas como a realizada pela CNDL, detalhada pelo portal G1 em maio deste ano. Entre outros dados, a pesquisa destacou o crescimento das compras de supermercado e de refeições através da internet. E se engana quem imagina que o setor de delivery esteja limitado às grandes plataformas.

Comerciantes locais também aderem à novidade

Foodtechs procuram apresentar soluções tanto para comerciantes quanto para o cliente final. É o caso da BuyBye, de Campinas (SP). Evandro Lopes Maximiano Filho fala sobre o empreendimento: “A empresa é uma spin-off da Methodos Tecnologia e Inovação, especializada na transformação digital do varejo. Já tínhamos a ideia de agilizar as idas ao supermercado antes da pandemia, porém, o projeto precisou ser acelerado”.

A ideia de facilitar as compras em supermercados, açougues, hortifrútis e empórios locais, com entrega ágil, vem tomando corpo no país desde o ano passado. E, neste sentido, matéria do portal Mercado e Consumo do mês passado aponta que 59% dos brasileiros pretendem continuar fazendo compras de mercado on-line mesmo quando a pandemia acabar. Os dados são de pesquisa do UOL.

Evandro Lopes Maximiano Filho destaca, ainda, o trabalho junto a pequenos comerciantes: “A BuyBye também tem o propósito de contribuir para a digitalização do comércio local, que tem maior dificuldade de acesso a tecnologias para os processos de transformação. Assim, o objetivo é gerar mais negócios e movimentar a economia local em tempos de dificuldade como o que vivemos atualmente”.

Agilidade e praticidade são essenciais

A expansão do delivery de compras traz também novos desafios. Evandro, por exemplo, destaca a preocupação da BuyBye em agilizar a entrega da loja para o seller (vendedor parceiro) com taxas acessíveis: “Criamos a loja em algumas horas, incluindo imagens e descrição de produtos em alta definição, além de implantar e treinar em todo o processo de separação, expedição, pickin e entregas com motos e carros, através de parceiros como a Click entregas. Também não há custos para a implantação, contrato de fidelidade e a taxa de intermediação é de 2%”.

Se o cliente final pesquisa cada vez mais para compensar os gastos essenciais, por exemplo, a conta de luz, mais uma vez reajustada devido à crise hídrica, não seria diferente com os sellers. Evandro explica: “A BuyBye tem a meta de ser uma supertech ao levar segurança, economia de tempo e dinheiro tanto para os sellers, quanto para o consumidor final. Por isso, o preço do aplicativo é o mesmo da prateleira. E, claro, com entrega rápida, conforme a demanda deste setor”.

Para mais informações, basta acessar o Instagram, site ou Facebook

Website: https://www.buybye.com.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?