metropoles.com

Grupo de Teatro de Uberlândia inicia atividades online

III Jornada do Grupontapé ganha palco virtual durante a pandemia da Covid-19.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O tradicional Grupontapé, Cia. de teatro de Uberlândia-MG, que está há mais de 20 anos na estrada, realizará, a partir do dia 28 deste mês, a III Jornada – um evento que faz parte da trajetória do Grupo, com visitas a várias cidades contemplando apresentações teatrais, oficinas, dentre outras ações culturais. Totalmente adaptado ao momento de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, o espaço para a realização do evento será virtual, ou seja, a transmissão será por meio do canal do Grupontapé no YouTube.

A programação começa no dia 28 com a liberação dos vídeos gravados dos espetáculos: “Tempo de Águas” e “#Preciosas”. No dia seguinte (29/08), será a Live de Lançamento do Livro: Grupontapé: a construção de uma maioridade com Eduardo Moreira e integrantes do Grupontapé; no dia 30/08 a Live com o Grupontapé “Compartilhamento de processo artístico” e, no dia 04 de setembro, serão disponibilizados os vídeos da Oficina de produção e gestão cultural com as atrizes e cofundadoras do Grupo, Kátia Bizinotto, Katia Lou, e participação do produtor cultural da Balaio do Cerrado Produtora, Rubem dos Reis. Todas as atividades serão sempre às 20 horas.

O projeto é uma realização do Grupontapé e a Escola Livre, com a produção da Balaio do Cerrado Produtora e o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

A necessidade de se reinventar

Após ter todos os espetáculos e projetos suspensos e o teatro fechado devido à pandemia da Covid-19, em março deste ano, o Grupontapé vem procurando se reinventar para manter sua equipe, estrutura e as atividades.

Sustentado pelo tripé: criação, formação e desenvolvimento humano, o Grupo viu no ambiente virtual a possibilidade de continuar o trabalho. “Nós estudamos o mercado e avaliamos como entregar os nossos serviços, trabalhos artísticos e conteúdo para os nossos mais diversos públicos e adequamos nossos projetos e propostas a esta nova realidade, contemplando o isolamento social. Está sendo um desafio, mas a pandemia veio para nos abrir um leque de possibilidades e enxergar o potencial que temos para expandir ainda mais o alcance do nosso trabalho”, avalia a cofundadora e coordenadora administrativo-financeira do Grupontapé, Katia Bizinotto.

O produtor do Grupontapé, Rubem dos Reis, garante que, com essa nova proposta digital o público será abastecido com um rico conteúdo e agendas cheias de atividades. “Não podemos deixar a cultura paralisada. É necessário nos reinventarmos para não sair de cena. Somos agentes da economia da cultura, que é um braço do desenvolvimento econômico de uma sociedade e que ajuda a girar a economia. Muitos profissionais vivem do trabalho artístico-cultural, por isso temos que nos fortalecer para nos mantermos no mercado. Estamos fazendo a nossa parte”, destaca.

Sobre os espetáculos

Tempo de Águas

A peça “Tempo de Águas” estreou em maio de 2017. De lá para cá o espetáculo já foi apresentado dezenas de vezes, tendo circulado em seis cidades mineiras, além das temporadas em Uberlândia.
Em cena destacam-se duas atrizes cofundadoras do Grupo: Kátia Bizinotto e Katia Lou e, na retaguarda, toda a equipe da trupe envolvida no processo, sob a regência da diretora Inês Peixoto, com a assistência de Juliana Nazar. A diretora também assina a concepção artística do espetáculo, além do cenário e figurino realizado em parceria com o artista Flávio Arciole.

O texto da dramaturga argentina Patricia Zangaro, traduzido por Eduardo Moreira e Katia Lou, conta a história de duas mulheres, uma velha e a outra jovem que, confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.

#Preciosas

#Preciosas é uma delirante adaptação das peças “Preciosas Ridículas” e o “Improviso de Versalhes” originais do escritor Molière, traduzidas aos dias de hoje.

O enredo gira em torno de um grupo de teatro que prepara uma nova montagem e enfrenta inúmeros desafios, inclusive o de colocar em cena a história de duas preciosas ridículas do mundo de hoje, refugiadas numa academia de ginástica, e que tramam um golpe, a partir de um aplicativo de encontros, para se tornarem ricas, poderosas e emergentes do mundo da fama. “A história dessas personagens está baseada nas emergentes sugar babies, que estão em busca de homens que possam sustentar seus desejos e promover a elas a ascensão social”, conta Katia Bizinotto, que também integra o elenco do espetáculo.

A direção do espetáculo foi compartilhada entre Katia Lou e Eduardo Moreira, que por sua vez também assina a dramaturgia juntamente com Cacá Brandão.
Sobre a Oficina de Produção e Gestão Cultural

Conduzida pelas cofundadoras e pelo produtor do Grupo, serão abordados três eixos-temáticos na oficina, sendo eles:
– A cultura como fator estratégico para o desenvolvimento com Rubem dos Reis;
– A eficiência como fator de sustentabilidade com Kátia Bizinotto;
– Teatro aplicado: sustentabilidade e desenvolvimento humano com Katia Lou.

Serviço
O quê: III Jornada Grupontapé
Quando: 28 de agosto a 04 de setembro de 2020
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Horário: sempre às 20 horas

Website: https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?