metropoles.com

Festival de teatro só com mulheres em cena é destaque do fim de semana

O evento, que aconteceu virtualmente no último sábado, dia 26, teve os ingressos de sua primeira edição esgotados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A cultura se reinventa e vai se encontrando no mundo em que as aglomerações representam riscos para a saúde pública. Com os teatros fechados e espetáculos suspensos desde março, as alternativas vão surgindo para voltar a movimentar o cenário artístico.

A segunda edição do Festival Yoniarte que aconteceu no último sábado, dia 26/09, às 20h, transmitido pelo Zoom mostrou 8 apresentações de artistas se revezaram em solos cênicos onde não há fronteiras para a criação e diversos campos dialogam, tais como a performance, a dança, o canto, o circo, e outras possibilidades. Cada número teve duração média de 10 minutos. As apresentações variaram estilos que foram do trágico ao cômico. No line-up do festival participaram Aline Vargas, Ana Paula Penna, Beta Bacellar, Fabiana Odarah, Lorrana Mousinho, Martha Paiva, Nívia Terra e Rafaela Azevedo.

YONI é uma palavra em sânscrito que significa “fonte de vida, templo sagrado, passagem divina. E ainda é o nome que se dá ao órgão sexual feminino”, explica Raisa Mousinho, que idealizou o projeto ao lado da irmã, Lorrana.

“O isolamento social impõe um novo olhar para a criação cênica, em que teatro e tecnologia se fundem para manter a arte viva nesse momento atípico”, destaca Raisa que acrescenta ainda, “esse evento on-line busca potencializar o fazer artístico das mulheres, conferindo a nós lugar de destaque, fortalecendo nossa voz e autonomia.”
Lorrana e Raisa são sócias da CRIA Colaboratório Cultural, uma produtora que se caracteriza pela inovação dos projetos. A primeira edição do Festival Yoniarte – mulheres em cena, foi no mês passado e teve todos os ingressos vendidos.

Desta vez, foram disponibilizados 100 lugares com ingressos para todos os bolsos e opção de meia entrada para estudantes.

De acordo com Lorrana Mousinho, o objetivo da iniciativa é “aquecer a economia de um setor muito enfraquecido pela pandemia. Além de promover o reencontro dos artistas com o público, temos um ponto de partida para a retomada das atividades culturais”.

O espetáculo mostrou, segundo Lorrana, “uma proposta fundamental de impulsionar a reflexão sobre o universo da arte produzida por mulheres nesse momento único da nossa história”.

Produção: Lorrana Mousinho e Raisa Mousinho pela CRIA Colaboratório Cultural
Instagram: @criacolaboratorio @raisamousinho @lorranamousinho

Website: https://www.sympla.com.br/festival-yoniarte–mulheres-no-centro-da-cena—2-edicao__984595

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?