metropoles.com

Estudos apontam que exercício físico ajuda a prevenir os sintomas de ansiedade

Devido ao grande número de pessoas com ansiedade e depressão, profissionais e estudos buscam alternativas de tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O transtorno de ansiedade é um quadro patológico que se apresenta com alguns sintomas, como a dificuldade para se concentrar, dificuldade para dormir, preocupação em demasia, entre outros.

O psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Dr. André Brunoni, afirma que os sintomas mencionados podem, ainda, levar o indivíduo a um quadro depressivo, que apresenta sintomas como solidão, tristeza, isolamento, dores, instabilidade de humor, entre outros.

Prevenção da ansiedade por meio da prática de exercícios físicos

Alguns estudos voltados à prevenção do transtorno da ansiedade constataram que o exercício físico ajuda a prevenir os sintomas dessa doença. Os estudos comprovam que o exercício físico regular ajuda a prevenir os sintomas da ansiedade ou a diminuir a intensidade dos sintomas de quem já vive com essa condição.

A informação foi confirmada pela Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Dra. Maria Dilma Alves. A médica evidenciou que a prática de atividades físicas faz com que os neurotransmissores ligados à parte do cérebro que controla o humor sejam liberados em maior quantidade.

Esses neurotransmissores são a endorfina e a serotonina, que ajudam o indivíduo a realizar funções físicas e psicológicas no dia a dia. A médica também afirmou que a prática de exercícios físicos é ainda mais recomendada para quem possui Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

As taxas de ansiedade no Brasil

O Brasil é um dos países com maior taxa de pessoas com ansiedade do mundo. Em 2020 a informação foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando que o Brasil é o país que mais tem pessoas com transtornos de ansiedade e o quinto país com mais casos de pessoas com depressão.

Outro dado trazido pela OMS em 2020 é que cerca de 9,3% dos brasileiros possuem algum transtorno de ansiedade. Segundo especialistas, esse quadro está relacionado ao cenário de pobreza, desemprego, problemas ambientais, estilo de vida em grandes centros urbanos e demais fatores socioeconômicos.

Ainda segundo a OMS, em todo o mundo, cerca de 264 milhões de pessoas têm algum tipo de transtorno de ansiedade. Isso indica uma média de 3,6%, sendo que o número total de casos aumentou 15% entre o ano de 2005 e de 2020.

A OMS também destaca a depressão, doença que afeta cerca de 5,1% das mulheres no mundo e 3,6% dos homens. A principal causa de incapacidade e de suicídio é a depressão. Esses transtornos fazem com que a perda econômica mundial chegue a US$ 1 trilhão.

Os suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são compostos por diversos tipos de nutrientes. A Associação Brasileira da Indústria de Suplementos para Fins Especiais avalia que mais da metade dos lares brasileiros possui uma pessoa que consome algum tipo de suplemento.

A tendência do consumo de suplementos é mundial e acontece devido a sintomas como cansaço, imunidade baixa, problemas na memória, entre outros motivos. Além disso, os suplementos ajudam a ganhar massa muscular e a emagrecer, especialmente quando as fórmulas estimulam a perda da gordura corporal.

Muitos atletas também utilizam os suplementos para melhorar a performance no dia a dia da rotina de exercícios. Os suplementos podem repor gastos energéticos e melhorar a dieta dos atletas com nutrientes, vitaminas e sais minerais.

A compra de suplementos

O exercício físico, aliado ao suplemento alimentar, pode ajudar o indivíduo a entrar em forma e melhorar a saúde. Os suplementos são produzidos com diversos tipos de fórmulas e para inúmeras finalidades, sendo que as pessoas podem adquiri-los em empresas do ramo, como é o caso da Corpo Ideal.

Website: https://www.corpoidealsuplementos.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?