metropoles.com

Estudo de um segundo idioma estimula o cérebro, raciocínio e concentração

Iniciar o aprendizado de novos idiomas antes da puberdade expande a matriz fonológica e amplia o potencial de concentração e memorização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

De acordo com estudos científicos, a habilidade linguística do ser humano está diretamente ligada ao aparelho auditivo, ao aparelho articulatório (cordas vocais, cavidades bucal e nasal, língua, lábios, dentes) e, principalmente, ao cérebro. Durante a infância, os hemisférios esquerdo e direito estão mais interligados do que no cérebro de um adulto, e por isso o processo de aprendizagem nesta fase é potencializado e facilitando o domínio de novos idiomas.

“As crianças têm mais capacidade para registrar e reproduzir novas línguas. Para elas, o aprendizado de idiomas através de jogos, atividades e música não é percebido como lição e, como são menos tímidas que adultos, se expressam sem constrangimento”, revela Gilles Gabillet, coordenador pedagógico do Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo – Lycée Pasteur. “Além disso, crianças que aprendem mais de um idioma têm mais capacidade de concentração, de flexibilidade mental, de sensibilidade comunicativa e melhor desempenho na resolução de problemas”, complementa.

Integrada à Agência para o Ensino Francês no Exterior (AEFE), um sistema pedagógico único que conta com cerca de 480 colégios franceses localizados em 130 países, a escola internacional franco-brasileira é plurilíngue: além do francês e do português, ensinados a partir dos 2 anos de idade, os alunos têm aulas de inglês a partir dos 7 anos. Com 12 anos, no 7º Ano do Ensino Fundamental II, o aluno tem a oportunidade de aprender uma língua suplementar e pode escolher entre alemão ou espanhol, além de ter a possibilidade de incluir o estudo do grego e do latim em sua grade curricular.

Mesmo apresentando maior potencial de aprendizagem, as crianças têm que estar inseridas em um ambiente lúdico e envolvente para conquistarem novas habilidades linguísticas. Segundo Gabillet, há uma diferença fundamental entre crianças, jovens e adultos. “Os pequenos aprendem em contato com seu ambiente e não precisam de uma abordagem estruturada e dirigida, pois é através do contato com outras crianças da mesma faixa etária e dos laços de socialização que eles naturalmente aprendem novos idiomas”, explica.

Website: http://www.lfpasteur.com.br/pt-br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?