metropoles.com

Episódio sobre representatividade LGBTQIAP+ nos quadrinhos é lançado

Flávia Gasi, Mário César, Gabriela Borges, Lino Arruda, Kael Vitorelo, Caio Yo, Luiza de Souza, Ivan Costa e Anita Costa Prado são alguns dos participantes. O episódio é o quarto de uma série documental produzida pela plataforma de quadrinhos digitais Social Comics

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A representatividade LGBTQIAP+ nos quadrinhos é pauta de novo episódio de série documental. Intitulado Muito além do arco-íris, ele é apresentado por Sérgio Marques, do canal Maré Geek, com direção de Deborah Novais, roteiro de Luiza Lemos e direção de arte e ilustrações de Talles Rodrigues. Para assistir, basta acessar o canal do YouTube da Social Comics.

Quadrinistas, jornalistas, criadores de conteúdo e pesquisadores fazem parte das 18 pessoas que deram depoimentos para o episódio. Entre elas, Anita Costa Prado, Mário César, Flávia Gasi, Caio Yo, Gabriela Borges (Mina de HQ), Aureliano, Luiza de Souza, Lino Arruda, Alice Pereira, Kael Vitorelo e Ivan Costa. Todas gravaram os vídeos das próprias casas, em consideração aos protocolos de saúde exigidos devido à pandemia do coronavírus.

Logo no primeiro ato, alguns participantes contam sobre casos de discriminação que vivenciaram. Além disso, cada letra de LGBTQIAP+ é explicada no decorrer de Muito além do arco-íris. Outros assuntos abordados no episódio são a importância da representatividade e do protagonismo dos pertencentes à sigla dentro dos quadrinhos e a questão da interseccionalidade.

Três importantes pessoas para a comunidade e a luta pela causa são destacadas no episódio: Anita Costa Prado (responsável pela criação de Katita, uma personagem lésbica bem resolvida que teve origem em 1995), Laerte e Mário César (quadrinista e organizador da Poc Con, primeira feira voltada exclusivamente para artistas LGBTQIAP+).

 

Episódios anteriores

Lançado no Dia do Quadrinho Nacional (30/01), o primeiro episódio da série A Importância do Quadrinho Nacional contou com a participação de nomes de várias gerações, como Mauricio de Sousa; José Alberto Lovetro (Jal); Franco de Rosa; Alexandre de Maio; Carlos Ruas; Vitor Cafaggi; Camilo Solano; Guilherme de Sousa; Cris Peter; e o estreante Cacá Gontijo, de 12 anos, que está em processo de produção de seu primeiro quadrinho, em parceria com a Eleven Dragons.

Já o segundo episódio, intitulado A voz das mulheres nos quadrinhos nacionais e apresentado por Aline Diniz e Patricia Gomes, teve o depoimento de mais de 20 mulheres envolvidas na produção de HQs ou no processo de pesquisa. Marina Takeda e Sousa; Adriana Melo; Sonia Luyten; Germana Viana; Natália Bridi; Lilian Mitsunaga; Helô D’Angelo; Marília Marz; Ju Loyola; e Gabriela Franco foram algumas delas.

Preto Nanquim tem como foco a vivência dos negros na nona arte. O roteiro e a direção são de Alexandre Aleixo (Wardogs), enquanto a apresentação ficou por conta de Jhonatan Marques, roteirista do Porta dos Fundos e apresentador da Huuro. Mais de 15 pessoas – como Andreza Delgado; Rafael Calça; Ana Cardoso; Alex Mir; Mandy Barros; LØAD; Kione Ayo; PJ Kaiowá; Ana Paloma Silva; e Thiago Carneiro (AfroNerd) – participaram. O protagonismo negro dentro das narrativas, a vivência dos entrevistados e o resgate da visibilidade afro-brasileira foram alguns dos temas debatidos.

 

Quadrinhos LGBTQIAP+ na Social Comics

O catálogo da plataforma digital conta com diversos títulos de artistas LGBTQIAP+ e, durante a semana de 21 a 28 de junho, a Social Comics adicionou um novo quadrinho a cada dia. Os três primeiros volumes de Mayara & Anabelle (Talles Rodrigues), Onsen (Caio Yo), Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço (Germana Viana) e Amores Plurais (organizado por Henrique Magalhães) são exemplos de alguns já inclusos. E a meta é que cada vez mais HQs sejam inseridas, dando sempre mais espaço para os quadrinistas da sigla.

Website: https://socialcomics.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?