metropoles.com

Envelhecimento saudável: tema vira centro das ações de saúde

Início da Década do Envelhecimento Saudável da ONU foi marcada por impacto da pandemia de Covid-19, que vitimou mais idosos; para especialista, foco de políticas públicas precisa estar na garantia da qualidade de vida do idoso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O envelhecimento saudável está na agenda do dia de diversas organizações nacionais e internacionais dedicadas à saúde. Em meio a revisões de nomenclatura e abordagem, a fase da vida que antes era vista de forma estigmatizada agora está ganhando centralidade em estratégias de saúde pública. 

A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou o período entre 2021 e 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável. Ao longo dos próximos anos, a agência internacional buscará uma somatória de esforços para melhorar a vida dos idosos e de suas famílias. Para a ONU, ações voltadas ao envelhecimento devem unir governos, sociedade civil, profissionais, especialistas, mídia e setor privado. 

O objetivo das ações não se resume a enxergar de forma diferente o envelhecimento. O que agências internacionais buscam é estimular a atuação de governos em prol de ações voltadas para o envelhecimento saudável. 

“O foco é aumentar a expectativa de vida da população, bem como a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, promovendo e produzindo saúde. Isso pode ser feito independentemente de restrições que são comuns no envelhecimento”, afirma Jeferson Molina, especialista em saúde integrativa e profissional da área da saúde.

Também no Brasil, o envelhecimento se tornou alvo das atenções e preocupações em saúde. O CNS (Conselho Nacional de Saúde), por exemplo, passou a desaprovar a inclusão do termo “velhice” no rol das condições tidas como doenças. A posição do CNS colaborou para a retirada do termo da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

De acordo com Molina, o uso de novos termos possui um efeito simbólico importante. “Velhice remete a densidade. Envelhecimento soa mais leve. Afinal, todos nós queremos envelhecer com plenitude e qualidade de vida. O envelhecimento é algo que faz parte da vida, de forma livre, leve e doce”, afirma o profissional da área da saúde. 

Envelhecimento saudável

Colocar o envelhecimento no foco das estratégias de saúde se tornou fundamental para lidar com fenômenos atuais. Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão vivendo mais e a população mundial está envelhecendo. Mas isso não significa que o envelhecimento venha ocorrendo de forma saudável. 

Além das restrições que surgem com o envelhecimento, idosos sofrem mais com solidão e isolamento e são alvo de violência de forma mais frequente. Não bastasse isso, os idosos foram as maiores vítimas da pandemia de Covid-19, que impactou o mundo justamente quando era lançada a Década do Envelhecimento Saudável da ONU.   

No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 84% das pessoas com mais de 60 anos e com alguma limitação funcional precisam de ajuda para atividades básicas, como tomar banho, ir ao banheiro, vestir-se ou andar. Contudo, 10,9% desse grupo não recebem apoio algum. 

Na visão da OMS, envelhecer de forma saudável é ter assegurada a possibilidade de manter e melhorar a saúde física e mental, a independência e a qualidade de vida. Algumas ações simples a serem adotadas no dia a dia do idoso podem garantir esses objetivos. 

Para Molina, a rotina para um envelhecimento saudável inclui “a prática regular de atividades físicas, boa suplementação alimentar, manter acompanhamentos médicos preventivos e fazer os rituais do dia”. 

A nova abordagem com foco no envelhecimento saudável passa ainda por uma transformação na forma de pensar e atuar na área da saúde. “É preciso que os profissionais da saúde sejam trabalhados também”, diz o especialista. 

Para saber mais, basta acessar o site: https://jefersonmolina.com.br/site/

Website: https://jefersonmolina.com.br/site/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?