metropoles.com

Empresa realiza troca de sua matriz energética e diminui emissão de CO2 em mais 95%

Por meio do mercado livre de energia, empresa passou a investir em fontes eólicas e fotovoltaicas para suas unidades de engarrafamento, produção e requalificação de botijões

atualizado

Compartilhar notícia

A preocupação com o aquecimento global e preservação do meio ambiente vem fazendo com que empresas do mundo inteiro alterem suas matrizes energéticas em direção a fontes renováveis, principalmente eólicas e solares. Esta alteração impacta diretamente na geração de CO2 liberado na atmosfera e, principalmente, de gás metano (CH4), 25 vezes mais nocivo à atmosfera do que o gás carbônico e uma das principais substâncias emitidas por meio da geração por hidroelétricas.

No Brasil, a Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy e uma das principais distribuidoras de gás GLP do Brasil, é um bom exemplo desta transição. Desde 2018, a empresa vem investindo na troca gradual de suas fontes de energia em unidades engarrafadoras e de fabricação e requalificação de botijões para usinas eólicas e fotovoltaicas, reduzindo drasticamente a quantidade de gases emitidos.

A alteração da matriz energética posta em prática é feita por meio do Ambiente de Contratação Live de Energia, conhecido popularmente como Mercado Livre de energia. Neste mercado, as empresas conseguem firmar contratos diretamente com geradores e distribuidores. Isso permitiu que, nos últimos três anos, a Supergasbras alterasse a forma de consumo de 16 de suas unidades, responsáveis pelo consumo de mais de 15 milhões kWh anualmente.

A empresa contratada pela Supergasbras divide sua capacidade instalada em 70% de usinas eólicas, 24% de usinas fotovoltaicas e apenas 6% de hidroelétricas. Na prática, apenas considerando os anos de 2018 e 2019, isso resultou na redução de 23 toneladas de CO2 emitidos para apenas uma, ou seja, uma diminuição superior a 95%.

Neste período, apenas das usinas eólicas, vieram 25 milhões de kWh. Já das fontes eólicas, originaram-se outros 2 milhões de kWh.

“Estamos num momento em que todos precisam fazer algo para proteção do planeta. Reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera é essencial não somente para a nossa qualidade de vida em médio e longo prazo, como para garantir um mundo habitável para as próximas gerações. Entendemos que a troca da matriz energética em nossas atividades é uma obrigação e pretendemos continuar este movimento nos próximos anos, até que toda a operação da empresa seja proveniente das fontes renováveis e limpas”, diz Fernanda Gomes, especialista em Sustentabilidade da Supergasbras.

Segundo Fernanda, a questão da energia está ligada com a filosofia da empresa em buscar soluções sustentáveis para seus negócios. “Estamos atuando em diversas frentes em busca de maior sustentabilidade, como reuso de água e programas de logística reversa para os materiais descartados na produção e no consumo de nosso produto. Esta é a única maneira possível para qualquer companhia empresa manter suas atividades nos dias de hoje”, completa.

Website: http://www.supergasbras.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?