metropoles.com

Empresa de eletrodomésticos inicia produção de capacetes que reduzem necessidade de intubação de pacientes com Covid-19

Para produzir o equipamento, a Esmaltec construiu uma sala limpa, espaço com ambiente controlado, seguindo as exigências das autoridades de normas sanitárias do país e investiu em moldes para injeção de peças plásticas exclusivas.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Esmaltec iniciou em dezembro de 2020 a produção do capacete hiperbárico, equipamento desenvolvido no Ceará e que auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, entre elas a Covid-19. A peça foi inspirada na experiência de médicos italianos que usaram máscaras de mergulho no tratamento de pacientes com coronavírus e no uso de capacetes hiperbáricos utilizados em doenças de descompressão, também usados na Europa e nos Estados Unidos no começo da pandemia.

Uniram forças nesse projeto, além da Esmaltec, que é uma empresa de eletrodomésticos do Grupo Edson Queiroz, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (SESA), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Universidade de Fortaleza (Unifor), a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
“Com a pandemia nosso foco sempre foi ajudar a sociedade e os poderes públicos a minimizar os impactos da Covid-19. Fomos convidados pela Unifor para integrar o time de desenvolvimento do capacete hiperbárico, através da parceria com pesquisadores, universidades e entidades de saúde. A nossa equipe de engenheiros fez o projeto dos componentes exclusivos e investimos em moldes de injeção específicos e únicos para esse produto”, afirma Marcelo Pinto, Diretor Superintendente da Esmaltec.
 
Utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade, ajudando a reduzir até 60% a necessidade de intubação, evitando também a internação em uma UTI.
 
Para iniciar a produção na fábrica, a Esmaltec precisou criar um espaço exclusivo: a sala limpa. Muito utilizada na indústria farmacêutica, por exemplo, a sala limpa é um ambiente controlado, com uma série de especificações para evitar a presença de partículas ou microrganismos que podem alterar o produto. Além da construção do espaço, funcionários da fábrica foram treinados por especialistas para produção e manipulação do ambiente controlado.
 
“Não medimos esforços nesse processo. Reestruturamos nosso espaço físico para construirmos a ‘sala limpa’, que é exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entendemos que precisamos continuar atentos e a postos para ajudar a sociedade nessa luta, não só contra a Covid-19, mas a qualquer doença que possa colocar as pessoas em risco”, completa Marcelo.
 
Desde março, a Esmaltec vem atuando em diversas frentes e ações para minimizar os impactos da Covid-19. Entre elas a produção de mais de 60 mil componentes plásticos para a montagem de 30 mil protetores faciais que foram entregues à profissionais da área da saúde da rede pública e particular no Ceará. Também foram produzidos e entregues protetores faciais para os colaboradores da Esmaltec.
 
Além disso, a empresa realizou doações de álcool em gel para famílias em situação de risco do município de Maracanaú, onde está localizado o parque fabril da Esmaltec.
 
Em parceria com o shopping Iguatemi Fortaleza desenvolveu um dispositivo para desinfecção de sacolas de compras. A Cabine de Desinfecção, como é chamada, utiliza raios ultravioletas para eliminar vírus e bactérias de superfícies plásticas e de papel.

Website: http://www.esmaltec.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?