metropoles.com

Eleições municipais: arquitetos propõem soluções para cidades pós-pandemia

Carta-Aberta direcionado aos candidatos a prefeitos e vereadores propõe cinco diretrizes e 51 propostas para um projeto de cidades pós-pandemia. Documento é assinado por seis entidades representativas dos arquitetos e urbanistas e uma dos estudantes do setor.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Às vésperas do início das campanhas para eleição dos futuros prefeitos e vereadores do país, seis entidades representativas dos arquitetos e urbanistas, mais uma dos estudantes do segmento, lançam a “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”.

Em linguagem figurada, para representar a realidade de nossas cidades revelada pela epidemia da Covid-19, o manifesto afirma que elas são, em boa parte, “campos minados”, e as moradias, do mesmo modo, se transformaram em “armadilhas”, dependendo de sua localização e condições construtivas e sanitárias. 

O documento é assinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e mais as seguintes entidades: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Instituto de Arquitetos do Brasil e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Com o objetivo de contribuir para transformar nossas cidades em territórios mais saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes, a Carta aponta cinco pontos fundamentais que devem ser focados pelos futuros prefeitos e vereadores “com diálogo e vontade política”. São eles, em síntese:

[1] Colocar as pessoas no centro das políticas, programas e projetos urbanos de curto, médio e longo prazos, priorizando o bem estar social, em busca ao pleno atendimento ao saneamento ambiental, moradia digna e educação cidadã para todos.

[2] Planejar as políticas urbanas de forma transversal, inclusiva e integrada, mediante programas de Estado que sejam independentes de interesses momentâneos e que possam ser implementados por estruturas de gestão com continuidade temporal;

[3] Viabilizar o financiamento contínuo das políticas urbanas, com recursos de diversas fontes, incluindo-as como prioridade nos planos anuais e plurianuais;

[4] Buscar a articulação territorial sempre que o orçamento e o alcance municipal não forem auto suficientes; e

[5] Garantir a participação popular nos processos decisórios por meio do fortalecimento dos Conselhos Municipais e da representatividade e equidade de seus membros, refletindo a maioria feminina nas lideranças comunitárias.

O documento é complementado por um anexo com 51 proposições de ações relacionadas com Arquitetura e Saúde, Cidades Sustentáveis, Governança e Financiamento, Paisagem e Patrimônio e Mobilidade e Inclusão.  Além de ser amplamente divulgado junto à população, as entidades pretendem que o manifesto seja discutido com os partidos, suas lideranças e os candidatos  a prefeitos e vereadores das 5570 cidades do país.

O documento é assinado também pelas seguintes entidades coautoras: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

Website: http://www.caubr.gov.br/cidades2021

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?