metropoles.com

É iniciada a maior obra de alargamento da faixa de areia da América Latina

Começa em Balneário Camboriú uma das maiores obras de alargamento de faixa de areia da América Latina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Começou neste domingo (22), em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, a obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central da cidade, que passará dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros. A areia nova começou a chegar à praia vinda da draga Galileo Galilei, um moderno e gigantesco navio com capacidade operado por uma tripulação especializada de 28 homens a bordo.

 “Esta é uma obra desejada há décadas em Balneário Camboriú e vem num momento de reestruturação da cidade, o momento em que a cidade se prepara para a retomada mais forte da economia. É uma obra de proteção ambiental que vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central, o principal cartão-postal de Balneário Camboriú”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

 A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros serão quatro descargas da draga por dia.

 Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas, à medida que vai secando terá tonalidade natural.

 O preenchimento começa defronte à Rua 3700 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público.

Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2200.

 Quando o preenchimento chegar à altura da Rua 2200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda a praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápida e facilmente até o Pontal Norte.

 A previsão para término desta obra de preenchimento é final de outubro, começo de novembro deste ano.

Fotos complementares e vídeos de toda operação encontram-se neste link:

 

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1k1tTG3olFw7fHqEaVsx5s7zRA2OvyFO1

 

 

Informações Adicionais:

Gabinete do Prefeito

(47) 3267-7019

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Ivan Rupp

Fotos: Divulgação

(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br 

www.facebook.com/prefeituradebc 

www.instagram.com/prefeituradebc 

www.twitter.com/prefeituradebc 

www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Website: http://www.bc.sc.gov.br 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?