metropoles.com

Dor de cabeça crônica: quando buscar ajuda médica

Como as dores de cabeça podem ser um sintoma de uma doença grave, é importante consultar um neurologista de confiança se elas se tornarem mais graves, regulares ou persistentes.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Dor de cabeça (cefaleia) é uma das queixas médicas mais comuns. Pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, raça e sexo.

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça e são os sintomas que ajudam o médico a determinar a causa e o tratamento adequado, elas podem ser primárias ou secundárias.

Dor de cabeça primária

As cefaleias primárias são doenças autônomas causadas diretamente pela hiperatividade ou alterações com estruturas na cabeça sensíveis à dor, sendo resultado de uma condição que não é possível ser identificada em exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética. Ter uma alteração que apareça nos exames e que esteja causando as dores de cabeça é a exceção.

Diversas estruturas que não aparecem em exames de imagem, como na ressonância e tomografia podem ficar inflamadas e causar dor, por exemplo:

Artérias cerebrais;
Músculos cranianos (que está mais relacionada à dor de cabeça tensional e miofascial);
Nervos cranianos;
Músculos relacionados à mastigação.

Também podem resultar de alterações na atividade química no cérebro. Ou seja, são diversas estruturas que não aparecem em exames de imagem, estão alteradas e causam a dor. Normalmente, quem tem dores de cabeça recorrentes costumam ter alguma característica genética dessas dores.

A dor de cabeça também pode ser um sinal de estresse ou sofrimento emocional, ou pode resultar de um distúrbio médico, como enxaqueca ou pressão alta, ansiedade ou depressão e pode levar a outros problemas. As pessoas com enxaqueca crônica, por exemplo, podem ter dificuldade em frequentar o trabalho ou a escola regularmente.

Dor de cabeça secundária

As dores de cabeça secundárias são sintomas que acontecem quando outra condição estimula os nervos sensíveis à dor da cabeça. Em outras palavras, os sintomas da dor de cabeça podem ser atribuídos a outra causa.

Uma ampla gama de fatores diferentes pode causar dores de cabeça secundárias, como:

Ressaca induzida por álcool;
Tumor cerebral;
Coágulos de sangue;
Sangramento dentro ou ao redor do cérebro;
“Congelamento cerebral” ou dores de cabeça com sorvete;
Envenenamento por monóxido de carbono;
Concussão;
Desidratação;
Glaucoma;
Gripe;
Ataques de pânico;
Acidente vascular encefálico.

Buscando ajuda médica

Como as dores de cabeça podem ser um sintoma de uma doença grave, é importante consultar um neurologista de confiança se elas se tornarem mais graves, regulares ou persistentes.

Por exemplo, se uma dor de cabeça for mais intensa e perturbadora do que as dores de cabeça anteriores, piorar ou não melhorar com medicação ou for acompanhada por outros sintomas como confusão, febre, alterações sensoriais e rigidez no pescoço, o médico deve ser contatado imediatamente.

Dr. Willian Rezende Neurologista
Av. Ibirapuera, 2907 – Conjunto 1618
CEP: 04029-200
São Paulo – SP
Telefone: (11) 3522-9515
WhatsApp: (11) 96581-5547

Website: https://www.willianrezende.com.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?