metropoles.com

Dor crônica: especialistas apontam formas de aliviar o aumento das dores no frio

O frio que acompanha o inverno traz mais sofrimento para quem sofre de dores crônicas, mas especialistas apontam formas para amenizar e aliviar a dor que vem junto do frio.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Mais de 30% da população brasileira sofre de alguma dor crônica, segundo dados da SBED, a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor. E o inverno costuma aumentar o sofrimento de quem faz parte desse grupo. Por dor crônica entende-se problemas como artrite, artrose, LER (Lesão por Esforços Repetitivos), osteoporose, lombalgia, cervicalgia, fibromialgia, lúpus, síndrome de Sjögren e gota.

Por que o frio aumenta a dor

Em entrevista para a EBC, rádio vinculada ao Governo Federal, o médico neurologista Welber Oliveira, que atua no Centro Especializado em Hipermobilidade e Dor, explicou que o motivo para as dores aumentarem no frio é a maior tensão muscular de modo geral. Outra razão ainda é que o líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações, fica mais espesso no frio e causa enrijecimento e dores articulares em partes do corpo como joelhos, dedos e ombros.

Como amenizar a dor causada pelo frio

Não existe uma forma de impedir o aumento das dores crônicas no inverno, mas há diversas maneiras de amenizá-las e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Abaixo encontram-se algumas recomendações de especialistas:

– Agasalhar-se, sem esquecer das extremidades

– Manter-se ativo por meio de alongamentos depois de estar com o corpo aquecido

– Usar bolsas de água quente em casos de dores musculares e crônicas sem edema

– Usar compressas frias no caso de dores com edema 

– Fazer massagens leves nas áreas afetadas para melhorar a circulação

– Consumir alimentos e bebidas quentes, como sopas, chás e cafés

Suplementos podem ajudar na diminuição das dores causadas pelo frio

Outra dica é o uso de suplementos que atuam na regeneração da cartilagem, o que é muito útil no caso de quem sofre de doenças articulares, como artrite e artrose. A revista científica American Family Physician, por exemplo, publicou recentemente um artigo sobre o uso de suplementos alimentares em pacientes com artrose. Baseada em estudos de tratamento a longo prazo, o artigo concluiu que houve redução de sintomas e possível retardo da progressão da doença.

Isso acontece porque suplementos indicados para prevenção e tratamento da artrose têm como base os colágenos e o MSM. O colágeno constitui-se de moléculas que compõem a cartilagem das articulações, e o MSM (metil-sulfonil-metano), também conhecido como enxofre orgânico, é uma substância natural que atua de forma a recuperar a saúde e a força das juntas.

Suplementos para tratar dor crônica

Atualmente é possível encontrar no mercado suplementos que podem diminuir dor causada por doenças articulares e dores crônicas em geral. Um dos suplementos desse tipo disponíveis no Brasil é o Artrox Dores, desenvolvido pelo biomédico e nutricionista Murilo Camano.

O Artrox visa a ajudar pessoas que sofrem dores por causa de inflamação nas articulações. Além do colágeno tipo 2 e o MSM, o suplemento possui em sua composição também cúrcuma e piperina. De acordo com Camano, o uso do Artrox pode ajudar na redução de inchaço, alívio das dores e na diminuição do processo inflamatório. Ainda segundo o biomédico, para aproveitar ao máximo os efeitos da suplementação é indispensável a adoção de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, desde que com orientação médica.

Artrox Dores é um suplemento isento de registro na Anvisa, conforme a RDC 27/2010.

Website: https://artroxdores.com/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?