metropoles.com

Covid-19: software para laboratórios permite colher dados de 5 mil pacientes por dia

Tecnologia da Fundação CERTI coleta informações em até 1 minuto e resolve o gargalo da demora nos testes em larga escala

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Realizar testes para detectar Covid-19 não tem sido uma tarefa fácil no Brasil, com uma população numerosa em grandes centros urbanos. Algumas cidades instalaram centros de triagem e outras implantaram sistemas de drive-thru. E como a tecnologia poderia tornar mais eficientes ações como essas? A Fundação CERTI, organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados, em Florianópolis, desenvolveu um sistema inédito no Brasil voltado especialmente para os coletores dos testes e para os pacientes que passam pela testagem. O objetivo é tornar o processo de coleta de dados mais ágil e pode chegar a 5 mil exames registrados em um só dia, superando a dificuldade de coletar testes com um número grande de pessoas.

Os aplicativos integrados ao sistema desenvolvido pela CERTI dispensam o uso de planilhas de preenchimento demorado. Cada paciente que baixar o aplicativo terá um QR Code que pode ser rapidamente escaneado pelo agente de saúde que realizar a coleta. “Com esta solução, o paciente tem a garantia de que receberá o resultado de seu exame de forma rápida, segura e digital, ao contrário de processos manuais que são passíveis de erros e atrasos. Atualmente a coleta dos exames para Covid num laboratório ou em campo leva cerca de 20 minutos. Com o app, é possível fazer a coleta e liberar o paciente muito rapidamente, com casos de até 1 minuto”, explica Maurício Dobes, diretor de Convergência Digital da CERTI.

O uso do sistema oferece segurança no diagnóstico e mantém em sigilo as informações sensíveis dos pacientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além da agilidade, outra vantagem é a rastreabilidade: através do aplicativo, é possível, por exemplo, rastrear a geolocalização e determinar quem teve contato com pessoas contaminadas pela Covid-19 de forma anônima.

O software armazena um histórico de exames e pode ser integrado aos bancos de dados do laboratório, podendo ser usado para coleta de outras amostras de materiais biológicos, além de detectar Covid-19. “Um sistema como esse facilita ações da saúde pública, pois permite que prefeituras e laboratórios criem processos próprios para vacinas e exames epidemiológicos em larga escala, já que qualquer cidadão poderá ter seu próprio QR code. O governo, por exemplo, poderá usufruir do legado desse software para futuras campanhas de saúde”, diz Dobes.

Website: http://www.certi.org.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?