metropoles.com

Contrato inédito garante exportação de melão para a China por pelo menos 5 anos

Operação envolve a Agropecuária Vita+, de Mossoró (RN), a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a consultoria pernambucana R2MD

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em dezembro próximo, o mercado chinês – um dos principais do mundo – receberá, 100 containers de melão brasileiro, na primeira operação de venda de frutas do Brasil para o país asiático feito por uma empresa 100% brasileira, chegando a 1 mil containers até outubro de 2021. O contrato, inédito, foi fechado com previsão inicial de duração de 5 anos, mas poderá ser esticado. Cada container transportará o valor de U$ 24.500 em frutas, o que significa uma estimativa de exportação de melões no valor mensal de U$ 24.500.000.

Toda a produção será da Agropecuária Vita+, de Mossoró (RN), e a megaoperação foi articulada a partir de ação da empresa de consultoria pernambucana R2MD, com sede no Recife, em parceria com órgãos como a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Pac Log Logística Aeroportuária – Terminal Recife, além de autoridades e órgãos fitossanitários chineses.

O contrato foi fechado após negociações que transcorreram durante todo o ano de 2019 e que incluíram, além da atuação da CCDIBC e da Abrafrutas para acelerar trâmites burocráticos de registros de empresas exportadoras e de prospecção de produtores do mercado de fruticultura, a visitas de técnicos chineses, especialmente da área de fiscalização. Nas visitas, foi verificada a total qualidade da produção, inclusive dentro das normas de protocolo contra pragas da cultura, a exemplo da conhecida como mosca-das-frutas.

“O melão Vita+, uma fazenda-modelo, é de alta qualidade e será a primeira fruta cultivada em solo brasileiro a ganhar o mercado chinês, maior mercado consumidor de frutas do mundo. Isso nos orgulha, além de ajudar muito a balança comercial brasileira. Estamos abrindo um importante caminho que certamente trará muitos outros. A uva e o abacate poderão, no futuro, também ganhar o mercado asiático’, afirma Rafael Martins, que com o sócio Rafael Daher, da R2MD, estão concretizando o sonho de exportar frutas frescas brasileiras para a China.

Parte do sonho começou a se tornar realidade na última terça-feira (15), quando uma carga de melões foi embarcada no Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre para degustação de possíveis clientes na China. Outra grande degustação para profissionais da imprensa, autoridades locais, distribuidores e clientes em potencial está marcada para acontecer no início do próximo mês em seis cidades chinesas: Xangai, Pequim, Guangzhou, Hangzhou, Chongqing e Tianjin.

Os embarques do contrato firmado começam em dezembro de 2020, com a expectativa de que abrirão novos mercados e, junto, novos sonhos.

SERVIÇO

O que: Exportação de melão brasileiro para a China por pelo menos 5 anos

Início da exportação: Dezembro de 2020

Quantidade: Iniciando com 100 containers em dezembro de 2020, chegando até 1 mil em outubro de 2021

Custo da Operação: U$ 24.500 por containers

Degustação: Início de outubro nas cidades chinesas: Xangai, Pequim, Guangzhou, Hangzhou, Chongqing e Tianjin

Produtora: Agropecuária Vita+, de Mossoró (RN)

Envolvidos na operação: Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a consultoria pernambucana R2MD

Website: http://brasilchina.org.br/home/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?