metropoles.com

Consumo mundial de café carrega boa perspectiva para 2021

O consumo, que já vem apresentando crescimento desde o ano cafeeiro 2015/2016, pode ter aumento substancial de 9,8 milhões de sacas em todo o mundo. Dados são da Cogo – Inteligência em Agronegócio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

De acordo com a Cogo (Inteligência em Agronegócio), estima-se que, ao longo de 2020 e 2021, as demandas deverão provocar um aumento dos estoques globais de café, girando em torno de 9,8 milhões de sacas (60 kg cada). Esse movimento mundial se deve, em grande parte, à safra brasileira, que alcançou um patamar histórico, sendo a segunda maior já registrada e 25% maior que a de 2019, estimada em 61,6 milhões de sacas.

Consumo de café mundial cresce cerca de 3 milhões de sacas todos os anos

O relatório sobre o mercado de café, realizado em outubro de 2020 pela OIC (Organização Internacional do Café), apresentou dados de performance da produção e consumo do grão em todo o mundo.

Ao levar em consideração o início da série histórica de consumo global, em 2015/2016, chegou-se à conclusão de que o aumento anual em número de sacas gira em torno de 3 milhões, já que em 2015/2016 foram consumidas 155,67 milhões ante 158,77 milhões em 2016/2017 e 161,6 milhões em 2017/2018. O maior salto foi observado em 2018/2019, quando a demanda mundial do grão chegou a 169,11 milhões de sacas (de 60 kg).

Consumo de café cresceu 35% no começo da pandemia

O Brasil sempre foi um país de grande destaque na produção mundial de café, ganhando popularidade e confiabilidade no exterior e no próprio território nacional – o que ficou ainda mais evidenciado durante a pandemia. No mês de março de 2020, começo da pandemia, a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) observou aumento de 35% no consumo do grão.

A JDE (Jacobs Douwe Egberts), detentora das marcas L’or e Pilão, encomendou uma pesquisa sobre dados do consumo de café no Brasil e constatou que o cafezinho é a bebida mais consumida pelos brasileiros depois da água, chegando a 4 xícaras por dia.

Para além desse dado substancial, na pandemia, as pessoas foram obrigadas a mudar seus hábitos de consumo, deixando de consumir o café em cafeterias para fazê-lo dentro de casa, o que ajudou a aumentar o consumo de café. Além do aumento de 35% em março, no mês seguinte, o crescimento também foi notável, ficando em 20% segundo o Sindicafé (Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo).

Alta no consumo de café abre espaço para criação de cardápio em restaurantes

Com a alta no consumo de café e mudanças de hábitos decorrentes da pandemia, os estabelecimentos precisam buscar formas de se reinventar com a criação de cardápio que contemple as demandas do consumidor. Hoje, os restaurantes e cafeterias podem se adaptar aos novos paladares e desejos dos brasileiros.

Nesse sentido, os gestores devem estar atentos às tendências de consumo de café, com a criação de cardápio e opções diferenciadas – já que as pessoas tendem a fugir do café básico feito em casa -, além de culinária que contemple a hora do cafezinho.

Para além das opções gastronômicas, o layout, modelo e o material do cardápio são questões que devem ser encaradas como parte de uma estratégia de apreciação do consumidor, otimizando a jornada do cliente e a identidade do estabelecimento. Hoje, o gestor pode encomendar a criação de cardápios pela internet, com profissionais que realmente entendem do assunto, como a equipe da Menuart.

Website: https://www.menuart.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?