metropoles.com

Consumo elevado de álcool pode aumentar o risco de câncer e prejudicar os possíveis tratamentos

O consumo de bebidas aumentou durante a pandemia, o que preocupa médicos e estudiosos quanto ao desenvolvimento de câncer e prejuízos ao tratamento da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) constatou que, durante a pandemia, houve um aumento de 40% na comercialização de bebidas alcoólicas. Os estudiosos estão preocupados e avisam que o consumo precisa ser moderado, já que pode trazer danos graves ao organismo.

Além de ser uma droga diretamente relacionada a problemas emocionais, como depressão, também é potencializadora do surgimento de diversas doenças, como o câncer. Os tipos de câncer mais comuns advindos do consumo acentuado de álcool são os de esôfago, estômago, laringe, faringe, boca, fígado e intestino.

Além disso, o álcool pode reagir a medicamentos oncológicos, dificultando a absorção desses fármacos no organismo e chegando a afetar, inclusive, a metabolização de doses injetáveis. Tendo isso em mente, é fundamental que pacientes em tratamento de câncer evitem, ao máximo, o consumo da substância.

Não há níveis seguros de ingestão de álcool para pacientes com câncer

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda que pacientes em tratamento de câncer, independentemente do tipo, evitem a ingestão de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade, já que elas dificultam a absorção de determinados medicamentos e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças.

A recomendação do INCA é válida para todo o tipo de bebida alcoólica. Além disso, os especialistas chamam a atenção para o consumo de álcool combinado ao de tabaco, como grande vilão da saúde humana.

Álcool viabiliza a entrada de outras substâncias prejudiciais

O etanol presente nas bebidas alcoólicas tem alto potencial cancerígeno, chegando a funcionar como um tipo de solvente que facilita a absorção de outras substâncias igualmente carcinogênicas por meio do intestino.

É fundamental salientar que o consumo de bebidas com álcool tem uma relação direta entre a quantidade ingerida e o risco de câncer, principalmente de esôfago. Em outras palavras: quanto mais álcool for ingerido, maior é o risco de desenvolver algum tipo de câncer.

Profissionais podem se beneficiar de plataforma online para saber mais sobre endoscopia terapêutica
Os riscos que o consumo de álcool pode trazer à efetividade de um tratamento de câncer, como o de esôfago, são realmente preocupantes, fazendo com que mais profissionais da saúde busquem conhecimento sobre doenças e exames – como a endoscopia terapêutica – em plataformas online.

Concomitantemente, o Dr. Bruno da Costa Martins, editor-chefe da plataforma Endoscopia Terapêutica e presidente do Ceadi, informa que o site fornece “conteúdo para que médicos da área possam estudar, tirar suas dúvidas, aprender e trocar experiências. Agora, os médicos também poderão enviar seus casos e artigos para publicação no site. Um grande diferencial é a linguagem menos formal e menos rigorosa da nossa plataforma em comparação a revistas internacionais de grande prestígio. Nelas, o rigor científico impera, dificultando o entendimento de muitos colegas tanto pela barreira da língua quanto pela barreira do próprio rigor científico”.

Nesse sentido, médicos e profissionais de saúde podem encontrar informações valiosas que auxiliam no tratamento de câncer pela Internet.

Website: https://endoscopiaterapeutica.com.br/

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?