metropoles.com

Consumo de café no Brasil em 2020 alcança níveis históricos

Dados apontam para o crescimento do consumo de café em 2020, mesmo após dois anos de queda no setor. Especialistas mostram que o maior tempo em casa pode ter influenciado tal resultado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O consumo de café no Brasil atingiu o segundo maior patamar que se tem registro de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). No total, o consumo da substância em 2020 foi de 21,2 milhões de sacas de 60 kg, o que representa um crescimento de 1,34% em relação ao ano de 2019, quando o consumo ficou no patamar de 20,9 milhões de sacas.

Apesar do número histórico, o recorde ainda continua sendo do ano de 2017, quando o consumo de café entre brasileiros chegou a 22 milhões de sacas. Esses dados combinam as informações de consumo de café torrado, moído, em grão e solúvel. O intervalo analisado foi entre novembro de 2019 e outubro de 2020.

Aumento do consumo de café por tipo

O café solúvel liderou o crescimento, expandindo seus consumidores em 3,18% e totalizando 934 mil sacas. Ainda assim, o café mais consumido continua sendo o torrado e moído, que cresceu 1,26% durante o período analisado, traduzindo-se em 20,2 milhões de sacas.

O consumo per capita do café em grão também aumentou sua popularidade, subindo 0,7% e totalizando 5,99 kg por habitante. O café torrado e moído, enquanto isso, também teve seu consumo per capita aumentado para 4,79 kg por habitante, um crescimento de 0,6% durante 2020.

Brasil na liderança do consumo de café

Com tamanhos resultados, o Brasil se consolida como o segundo país que mais consome café no mundo, perdendo o primeiro lugar para os Estados Unidos por uma diferença de apenas 6 milhões de sacas. Para Celírio Inácio da Silva, diretor-executivo da ABIC, existe uma razão: “O café tem apelo sentimental, familiar e de segurança. Quanto mais horas as pessoas passam em casa, mais café se consome”.

O café não foi o único alimento que teve seu consumo expandido durante a quarentena. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI), o consumo de alimentos como pão, bolo amanteigado, massas, fludens, brownies e biscoitos alavancou o crescimento do consumo de trigo em 15% no Brasil.

O crescimento vem como uma surpresa para especialistas do mercado de café, já que seu consumo apresentava uma tendência de queda, que se confirmou por dois anos consecutivos, caindo 4,15% em 2018 e 0,49% em 2019. Para Celírio Inácio da Silva, o aumento do consumo também pode estar relacionado ao aumento da qualidade do produto: “A gente espera que o crescimento seja sempre permanente. Se neste ano ocorrer um aumento igual, será bem-vindo”, explica o especialista.

Desafios para o crescimento do consumo de café

Apesar dos animadores índices, o crescimento do consumo do grão ainda tem desafios pela frente. Para profissionais do mercado, um ano financeiramente complicado, com aumento de dívidas e desemprego, pode influenciar consumidores a diminuírem o consumo de café.

Esse cenário se agrava, ainda, com a perspectiva de que o preço do café aumente nos próximos meses: “O custo médio dos cafés tradicionais é de menos de 2% do salário mínimo. É um valor insignificante. Os preços vão subir um pouquinho porque as empresas precisam ganhar margem após um ano de muito sacrifício em 2020”, explica o profissional da ABIC.

Website: https://finartealimentos.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?