metropoles.com

Comissão Nacional de Mamografia recomenda a tomossíntese como principal exame de rastreio para o câncer de mama

Câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres, representando cerca de 20,9% de todos os cânceres que atingem o sexo feminino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).


atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após a análise de uma série de estudos americanos e europeus, a Comissão Nacional da Mamografia divulgou um parecer indicando a tomossíntese mamária como o principal método de rastreio para o câncer de mama. A orientação é de que, quando possível, o exame seja feito em conjunto com a mamografia.

De acordo com a médica radiologista Cristiane Spadoni, a avaliação agregada já é realizada na Clínica Imax permitindo melhor desempenho, resultados mais precisos – com detecção de lesões de forma precoce. “Com esse método temos maior facilidade para detectar lesões pequenas associadas à distorção arquitetural, que apesar de iniciais já são cânceres que invadem o tecido mamário”, explica.

O exame simultâneo é realizado em um mamógrafo de última geração, e um dos únicos equipamentos disponíveis em todo o sul do país, segundo o fabricante.

Andrea Cianfarano, médica radiologista, explica que as duas avaliações são realizadas simultaneamente. “O equipamento nos permite obter imagens da mamografia digital e da tomossíntese de uma só vez e com única compressão das mamas. Com a mamografia sintetizada não há necessidade da mamografia 2D, pois o software do equipamento consegue obtê-la através das imagens da tomossíntese o que reduz significativamente a dose de radiação. Esse equipamento também oferece mais conforto às pacientes, pois é anatômico e exige menor compressão das mamas”.

 A tomossíntese é considerada um avanço da mamografia digital, que permite visualizar a mama de forma tridimensional (3D) e oferece ao médico radiologista uma série de imagens em “fatias” bem finas, permitindo melhor análise. O exame é semelhante à mamografia, porém com uma compressão mais suave das mamas.

Oferece uma série de vantagens ao paciente. “O exame aumenta a detecção do câncer, permite melhor avaliação do local e do tamanho da lesão e possibilita detecção de cânceres menores, em mamas densas”, explica Cristiane.

Realizar os exames de rotina conforme indicação médica é essencial para identificar possíveis nódulos de forma precoce, o que aumenta as chances de cura e torna o tratamento menos agressivo. “A mamografia ou tomossíntese é indicada para as mulheres com 40 anos ou mais, para aquelas mais jovens que têm casos de câncer de mama na família ou têm outros fatores de risco para a doença. A avaliação deve ser feita de forma individual por seu médico ginecologista”, afirma a especialista.

Dados da pandemia – O câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres, representando cerca de 20,9% de todos os cânceres que atingem o sexo feminino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Durante a pandemia, iniciada em março de 2020, houve uma redução de 67% na realização de mamografias pelo SUS – em mulheres de 50 a 59 anos de idade – se comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são da Rede de Pesquisa em Câncer de Mama.

O INCA estima, ainda, 66,2 mil novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio de 2020 a 2022, o que corresponde a um risco estimado de 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres. Apenas no sul do Brasil, são esperados 71,16 casos a cada 100 mil. 

De acordo com a radiologista Cristiane Spadoni, manter os exames de rastreamento é fundamental para aumentar as chances de cura nos casos de detecção de tumores “Doenças como o câncer, infelizmente, não deixam de acontecer. Mesmo durante a pandemia é essencial manter a realização dos exames de rotina, conforme a indicação do médico”, reforça a profissional.

Segundo ela, a não realização dos exames de mamografia pode ocasionar prejuízo para as mulheres com a possibilidade de aumento do tumor e menor chance de cura e de uma sobrevida mais longa.

A realização periódica dos exames conforme a indicação do médico é essencial, já que o câncer descoberto no início tem 95% de chances de cura e o tratamento é menos agressivo.

Website: http://www.clinicaimax.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?