Compartilhar notícia
O modelo econômico de economia circular visa planejar e praticar ações sustentáveis de produção, objetivando a preservação do meio ambiente. De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias, mais de 76% das indústrias nacionais já aplicam o conceito de alguma forma.
Economia circular é sinônimo de otimização
Se por um lado a economia linear (que veio sendo utilizada ao longo da história) buscava apenas transformar matéria-prima em resultado, na economia circular há uma preocupação com o que ocorre após o descarte do produto. Nesse sentido, objetiva, além da produção, a reutilização do que seria descartado.
Ou seja, o material é totalmente ou parcialmente reciclado e volta para a linha de produção para ser transformado. Com isso, as indústrias passam a depender menos de matéria-prima, o que representa a otimização da cadeia produtiva e a redução de desperdícios.
Sustentabilidade garante a valorização de recursos
A sustentabilidade envolvida na economia circular, além de reduzir a quantidade de resíduos que vão parar no meio ambiente, também ajuda na valorização dos recursos e do próprio produto durante o ciclo produtivo. Dessa forma, empresas passam a ter real clareza sobre como utilizar suas ferramentas de forma otimizada.
Para exemplificar, é possível citar a produção de roupas. Para a confecção de uma única peça, muitos litros de água são utilizados. Para mudar esse cenário, as empresas encontram na economia circular uma solução. Além disso, o próprio consumidor passou a prestar mais atenção, desejando saber se as empresas responsáveis por oferecer o produto estão se preocupando com a sustentabilidade.
Consumidor está mais exigente e responsável
De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias, os brasileiros estão mais exigentes na hora de escolher o que levarão para casa. Uma pesquisa realizada pela instituição mostra que mais de 88% dos respondentes consideram a economia circular como um aspecto importante (ou muito importante) na indústria brasileira. Além disso, quase 40% dos entrevistados possuem o hábito de conferir se o produto foi produzido de acordo com ações ambientalmente sustentáveis.
Tendência é que sustentabilidade se torne obrigatória
Devido à preocupação crescente entre os consumidores e à atenção voltada aos meios de produção sustentáveis, os especialistas em sustentabilidade acreditam que, cada vez mais, adotar o conceito de economia circular deixará de ser apenas uma opção, passando ao patamar de obrigação em todos os setores.
Hoje, as empresas que não se dedicam a desenvolver meios de produção mais sustentáveis tendem a perder clientela e competitividade no mercado. Por outro lado, fábricas e indústrias que adotam as práticas desenvolvidas pela economia circular ajudam a proteger o meio ambiente e garantem estar em conformidade com as atuais demandas de consumo.
Fábricas e usinas devem investir em maquinário, como centro de usinagem, visando à economia circular
A adoção de economia circular é muito importante e deve influenciar na aquisição de maquinário, como
centro de usinagem, por parte de fábricas e indústrias. As máquinas são responsáveis pela linha de produção e podem ser consideradas um dos pilares para a adoção de técnicas mais sustentáveis.
De acordo com o Grupo Alltech, a usinagem garante “aumento da produtividade; redução de custos operacionais com maquinário lento ou que para inesperadamente; oportunidade de novos negócios; entrega de produtos melhor acabados; e entrega mais rápida dos pedidos dos clientes”. Fica visível sua importância para a consolidação de uma economia circular.
O Grupo Alltech ainda possui “ampla experiência no segmento, oferecendo soluções ideais para cada necessidade do cliente. Da entrega de máquinas ao fornecimento de ferramentas e serviços especializados”. Uma oportunidade para quem busca otimizar os meios de produção.
Website: http://www.grupoalltech.com.br