metropoles.com

Cerca de 30% das empresas podem manter as atividades em formato home office após a pandemia

O formato de trabalho virtual pode ser uma tendência para os próximos anos, uma vez que obteve boa adaptação dos trabalhadores e empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As empresas podem manter as atividades de forma remota mesmo após o período de pandemia. Isso mostra que o formato de trabalho virtual pode ser uma tendência para os próximos anos, uma vez que obteve boa adaptação dos trabalhadores e empresas. De acordo com a Fortinet, empresa de segurança cibernética, 30% das empresas do mundo manterão o trabalho remoto para os funcionários, mesmo após o término da pandemia.

A pesquisa foi feita em junho deste ano e contou com a participação de diretores de TI de 17 países, inclusive do Brasil, e de 400 entidades privadas e públicas, com mais de 2500 funcionários dos mais diversos setores, como: Energia, Saúde, Varejo, Educação, Financeiro, Tecnologia e Governo.

Mais de 90% das empresas pretendem aumentar investimentos em segurança cibernética

Entre as informações divulgadas, destaca-se o fato de que, a cada 10 empresas, 3 manterão mais de 50% dos funcionários em trabalho remoto, mesmo após o fim da pandemia. Além disso, mais de 90% das organizações também estão planejando investimentos maiores em segurança cibernética e 60% gastarão em torno de US$ 250 mil pelos próximos anos na implantação de novas tecnologias e na atualização de sistemas existentes.

Todo o setor corporativo foi pego de surpresa pela pandemia: apenas 40% das empresas contavam com um plano de continuidade de negócios em andamento. Agora, devido às consequências econômicas da covid-19, mais 32% delas passarão a investir na área de controle de riscos.

Mais de 50% das empresas tiveram que migrar para o home office

Aproximadamente dois terços das empresas participantes do estudo afirmaram terem que fazer a transição do escritório para o home office de forma abrupta, mandando mais da metade dos colaboradores para casa. A maior parte dos diretores entrevistados testemunhou o grande desafio que esse movimento representou para o negócio, principalmente quanto à comunicação e ao que era essencial para manter as conexões seguras.

De acordo com a Fortinet Brasil, foi observado o investimento em controle de acesso, segurança na nuvem e em VPN aumentar em, pelo menos, 50% das empresas, assim como um aumento pela demanda de profissionais de TI qualificados.

Esse repentino interesse pela área se deve ao fato de que as empresas, agora, enxergam o real valor desse novo modelo de trabalho e os requisitos que o acompanham, como a maior segurança da informação, principalmente devido ao aumento significativo nas tentativas de fraudes e ataques cibernéticos que acompanhou a crescente dependência do uso de dispositivos pessoais dos funcionários que trabalham fora do edifício corporativo.

Por volta de 60% das empresas registraram aumento nas tentativas de violação de segurança cibernética
De acordo com o levantamento de dados, cerca de 60% das empresas relataram aumento das tentativas de violação cibernética no período em que os colaboradores estavam migrando do prédio corporativo para o ambiente residencial (trabalho remoto), enquanto mais de 30% sofreram violações reais na segurança das redes.

Atividades de ensino, como formação de gestores públicos, também estão disponíveis online

Além das atividades profissionais passarem a ser desempenhadas remotamente, a capacitação por meio de ensino à distância também tem sido a opção mais viável durante a pandemia. Além disso, a tendência do modelo é permanecer, mesmo quando o mundo voltar às atividades rotineiras.

Acompanhando essa transição, o IBEGESP conta com formação para gestores públicos em formato virtual. Isso significa que funcionários da Administração Pública podem aperfeiçoar as habilidades por meio do Ensino a Distância (EaD) diretamente da plataforma do IBEGESP.

Neste momento, o conhecimento se mostra uma peça-chave para que o país continue a caminhada em direção ao ritmo normal e, em busca de formação de gestores públicos, os servidores da Administração encontram o que precisam para se qualificar no IBEGESP.

Ao navegar pelo site, é possível conhecer mais sobre os cursos EaD do Instituto.

Website: https://www.ibegesp.org.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?