metropoles.com

Câncer de colo do útero pode ser evitado com exames preventivos e vacinação

No Janeiro Verde, especialista explica fatores de risco e importância da prevenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O mês de janeiro, o Janeiro Verde, reforça a importância da prevenção do câncer de colo de útero. Ele é o terceiro mais frequente entre as brasileiras, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atrás apenas do câncer de mama e colorretal, além de ser a quarta causa de morte entre as mulheres por câncer no Brasil. O aparecimento dessa neoplasia está relacionado a vários fatores de risco, sendo o principal a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), vírus transmitido principalmente pela atividade sexual. Entre os outros fatores estão: o início precoce de atividade sexual, multiplicidade de parceiros, história familiar de neoplasia, tabagismo, higiene inadequada e imunidade comprometida.

De acordo com o Dr. Ricardo Chazan Breitbarg, Oncoginecologista do hospital Samaritano Higienópolis, apesar do alto percentual de infecção por HPV entre as mulheres, a grande maioria se cura espontaneamente e somente um pequeno número apresentará as chamadas lesões precursoras (neoplasia intraepiteliai cervical-NIC) que podem ser de baixo ou alto grau. E essas lesões, se não tratadas, podem evoluir para as neoplasias invasoras.

“Salientamos a importância da prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero, que pode ser totalmente detectado com a realização regular do exame de Papanicolaou e com a vacinação contra o HPV”, enfatiza o Dr. Ricardo Chazan Breitbarg. A recomendação é de que mulheres entre 25 e 64 anos realizem o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada 3 anos. As alterações celulares do colo são facilmente detectáveis e são curáveis na grande maioria dos casos.

A vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que na teoria ainda não iniciaram sua vida sexual, está disponível tanto em clínicas privadas como no Sistema Único de Saúde (SUS). O exame de Papanicolaou e a vacinação se complementam como ações de prevenção.

“Vários estudos mostram que a vacina é a melhor forma de prevenção. Ela é segura e eficaz. Quanto mais cedo ocorrer a vacinação, maior a chance de se evitar o aparecimento do tumor. Essa diminuição do risco chega a ser de 90% quando as crianças são vacinadas. O benefício da vacina também atinge outros cânceres relacionados ao HPV, como os tumores da vulva, canal anal, garganta e pênis”, afirma o Dr. Ricardo Chazan Breitbarg.

Website: https://www.americasmed.com.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?