metropoles.com

Cabeleireiro dá dicas de cuidados para fios brancos e grisalhos

O cabeleireiro Thiago Martins explica como cuidar da saúde dos cabelos grisalhos para manter a cor, seja nos cuidados diários ou na hora do retoque

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os fios brancos podem aparecer a qualquer etapa da vida. Apesar de associados à idade, a queda na produção de melanina, componente que dá pigmentação, está muito associada a uma questão genética. O cabeleireiro Thiago Martins, embaixador da Yamá Cosméticos, conta que os primeiros fios grisalhos podem aparecer aos 15 anos de idade. Apesar de comuns, os cabelos brancos estão cercados de mitos e verdades, mas o fato é que exigem cuidados especiais – tanto para quem deseja cobrir 100% a raiz branca ou para quem decide assumi-la.

“O fio branco é mais poroso e, por isso, nasce com uma textura diferente do restante do cabelo. A falta de pigmentação altera o caimento. Algumas pessoas ficam com o cabelo mais liso ou mais cacheado quando começam a ficar grisalhas, é normal. Contudo, pela porosidade, o fio tende a ser mais ressecado e afetado por fatores externos como os raios UV, poluição, cloro e até mesmo o cigarro, além do amarelamento da cor”, explica o especialista.

Cronograma Capilar para Cabelos Grisalhos

Assim, a recomendação do cabeleireiro Thiago Martins para manter a saúde e a beleza dos cabelos brancos é o cuidado frequente. A recomendação é realizar um Cronograma Capilar – intercalando produtos para Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Para não ficar na dúvida, basta ter em mente que a Hidratação repõe a água perdida pelo fio, a Nutrição é feita a partir de óleos vegetais e a Reconstrução garante a reposição da proteína dos fios. Em casa, o profissional recomenda intercalar o uso do clássico creme multifuncional Yamasterol Babosa (Hidratação), Yamasterol Argan (Nutrição) e Yamasterol Queratina (Reconstrução).

A dica serve tanto para quem utiliza os fios naturais, como para quem utiliza coloração ou tonalizante. No entanto, caso os fios estejam muito danificados, o ideal é procurar um profissional cabeleireiro e investir em tratamentos mais potentes como o Complexo Antiemborrachamento Yamá.

Como Matizar Fios Brancos

O Cronograma Capilar cuida da saúde dos fios e prepara a fibra para responder melhor a outros tratamentos e também aos fatores externos. “Além do cronograma, o fio sem pigmento adere muito mais partículas de poluição e até mesmo a fumaça do cigarro pode ser um fator que, se recorrente, acelera o amarelamento. Por isso, eu recomendo incorporar à rotina alguns produtos matizadores que auxiliam a neutralizar os pigmentos indesejáveis. Uma dica fácil de encontrar é a linha Ametista Blond, desenvolvida com Vitamina E e o Tamariliz, um ativo retirado do Tamarindo que possui alta ação antioxidante”, ensina Thiago Martins.

Ainda assim, é importante utilizar óleos ou creme de pentear com fator de proteção solar no dia a dia. O sol também acelera o amarelamento dos fios brancos e loiros. Se estiver na praia, o profissional lembra que um boné ou chapéu pode ser uma boa escolha para criar uma barreira extra de proteção.

Coloração ou Tonalizante: como cobrir os fios brancos?

Antes de fazer a escolha por Tonalizantes ou Tinturas Permanentes é preciso avaliar a quantidade de fios brancos. “Para quem tem apenas 10% de fios brancos e deseja disfarçar, muitas vezes eu realizo mechas e reflexos – ou seja, ao invés da coloração, utilizo descoloração. Para quem tem cerca de 30% de cabelos brancos, mas se incomoda, a dica é usar um tonalizante sem amônia da mesma cor da base dos cabelos, seja ela natural ou com reflexos coloridos. Esse tipo de produto, como o Tonalizante Professional Color da Yamá, é menos agressivo e indicado para quem não deseja mexer na cor base. O retoque pode ser feito de 15 , 20 ou 30 dias”, diz.

Já para pessoas com muitos fios brancos, as colorações permanentes são uma opção mais interessante para cobrir 100% das madeixas grisalhas. Ao contrário do tonalizante, elas penetram na fibra do cabelo, alterando a pigmentação dos fios e durando mais tempo. O ideal é buscar um profissional cabeleireiro para realizar o procedimento e a colorimetria. Contudo, durante a quarentena, muitas pessoas estão retocando a raiz em casa. Para não errar, Thiago Martins recomenda o Mini-Kit Yamá Fashion Color, que conta com Água Oxigenada Cremosa, Intensificador de Brilho Nutritivo Yamá com Ação Antioxidante, Folheto Explicativo e um par de luvas plásticas.

Além disso, é preciso se atentar para algumas dicas básicas:

“Minha dica é usar uma coloração permanente nas cores base, ou seja, com numeração única ou que possuem final zero, isso vai depende de cada marca, como 6 (louro escuro) ou 8.0 (louro claro). No mercado podemos encontrar opções como 8, 8.0 ou 8/0, no entanto, trata-se da mesma nuance. Isso é importante porque a composição das cores base é absorvida pelos fios brancos, ao contrário das colorações com reflexo, ou seja, aquelas que possuem outros números no lugar do zero na caixinha, por exemplo 7/3 (louro médio dourado). Ao escolher esse tipo, no resultado final os fios brancos ficariam com reflexo dourado e um pouco transparentes”, detalha.

O fundamental é não esquecer de manter os cuidados diários com as madeixas – naturais ou coloridas. “Eu sempre explico para minhas clientes que o cabelo é igual a nossa pele, nós passamos cremes no rosto e no corpo diariamente e a mesma coisa deve acontecer com os cabelos”, finaliza Thiago Martins.

Website: https://www.yama.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?