metropoles.com

Busca por crédito pelas MPMEs cresce mais de 400% no primeiro semestre

Setores que mais buscaram crédito nos seis primeiros meses do ano foram vestuário e restaurante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O número de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que buscaram crédito no primeiro semestre de 2021 cresceu 435% em relação ao mesmo período de 2021, segundo levantamento interno da Capital Empreendedor, plataforma de crédito que conecta o empreendedor a mais de 300 instituições financeiras.

Uma análise sobre o Relatório Semanal de Juros do Banco Central a partir de seis diferentes modalidades de crédito pré-fixadas: antecipação de recebíveis de cartão de crédito; capital de giro com prazo de até 365 dias; capital de giro com prazo superior a 365 dias; cheque especial; conta garantida; e desconto de duplicatas, mostra também que houve, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 6,3% no saldo de crédito com recursos livres a empresas.

Na Capital Empreendedor, nos seis primeiros meses do ano, a região que mais buscou por crédito digital foi a Sudeste, com uma elevação de 61,15%, seguida por Nordeste (13,86%) e pela região Sul (12,09%). Entre as cidades, destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas
(SP). Por segmento, a ênfase fica com Restaurantes, Lanchonetes e Similares e com o Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios.

Para Juliano Graff, presidente da Capital Empreendedor, o aumento da busca por crédito pelas micro, pequenas e médias empresas refletem a expectativa dos empreendedores na melhora do cenário econômico. “À medida que a vacinação contra a Covid-19 avança e as restrições impostas pela pandemia diminuem, os empresários começam a enxergar que há uma melhor perspectiva tanto para a economia, como para o crescimento dos negócios. Outro indicador muito importante é a de geração de empregos, especialmente nas MPMEs, que vem crescendo mês a mês”, afirma. “Este é um momento muito oportuno para o empreendedor tomar crédito”, complementa Graff. Para o executivo, uma alternativa mais acessível e segura para as empresas é o Capital de Giro com prazo de pagamento acima de 365 dias, para equilibrar a saúde financeira e minimizar os impactos causados pela pandemia em seus negócios.

Dados trimestrais

A Capital Empreendedor também fez o levantamento trimestral de busca por crédito. No segundo trimestre de 2021, houve elevação de 419% no número de empreendedores interessados em tomar crédito quando comparado ao segundo trimestre do ano passado. Já na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 57%.

Por regiões, destaque para o Sudeste, com aumento de 31,21%, seguido pelo Nordeste, com crescimento de 12,66%, e do Sul, com 12,10%. Empresários dos segmentos de Restaurantes, Lanchonetes e Similares e do Comércio Varejista de Artigos de Vestuário e Acessórios também
são a maioria na procura por crédito no trimestre.

Website: https://www.capitalempreendedor.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?