metropoles.com

Botox®: principais dúvidas sobre toxina botulínica

O Botox® tem despertado a atenção de homens e mulheres ansiando pelo fim das rugas e marcas de expressão. As técnicas de aplicação vêm se desenvolvendo e cada vez mais é possível obter resultados esperados sem comprometer a naturalidade.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Não é de hoje que o Botox® tem despertado a atenção de homens e mulheres ansiando pelo fim das rugas e marcas de expressão. As técnicas de aplicação e tratamento vêm se desenvolvendo e cada vez mais é possível obter os resultados esperados sem comprometer a naturalidade e harmonia da face.

Porém, apesar de ser muito conhecido, existe uma série de questões que o cercam, gerando confusão nas pessoas que desejam realizar o tratamento. Pensando nisso, a Dra. Ana Carulina Moreno, Dermatologista especialista em rejuvenescimentoharmonização facial e toxina botulínica, separou alguns tópicos que costumam fazer parte das principais dúvidas sobre esse procedimento.

Existe idade mínima para aplicar Botox®?

Não existe uma idade mínima para o início do tratamento de rugas, o que existe é indicação e isso independe da idade. Apesar de muitas pessoas acharem que o Botox® só é aplicado em pessoas mais velhas, com o rosto cheio de rugas, segundo a Dermatologista, o procedimento é indicado principalmente para as pessoas muito expressivas, a fim de prevenir a formação dessas rugas no futuro. “Essa é a melhor indicação do Botox®. Quanto mais cedo as rugas do movimento são tratadas, menor será a necessidade de tratamentos mais agressivos no futuro”, afirma a especialista.

Qual a duração do Botox®?

Muitas pessoas antes da aplicação da toxina gostam de receber uma perspectiva a respeito da duração do resultado obtido. A primeira coisa a observar é a qualidade do produto utilizado. “Existem diversas marcas no mercado de toxina botulínica e é muito importante estar atento se o produto injetado é liberado pela Anvisa e se apresenta estudos científicos comprovando sua eficácia”, alerta a Dermatologista. Além disso, é importante entender que o tempo do efeito varia de pessoa para pessoa, da área utilizada e da dose aplicada. A Dra. Ana Carulina Moreno afirma que “a dose utilizada na aplicação, a técnica adequada e a qualidade do produto são os fatores que mais se relacionam com a durabilidade do procedimento; porém, mesmo assim, em algumas pessoas a duração pode ser menor”. Apesar da conhecida regra dos 4 a 6 meses de duração, “esse tempo pode diminuir principalmente em atletas ou em pessoas com alta exposição solar”, explica a Especialista.

Quais são os cuidados após a aplicação da toxina botulínica?

Para ter o melhor resultado em um procedimento estético é muito importante que haja cuidados antes e depois da realização. No caso da Toxina Botulínica (Botox®), a Dra. recomenda alguns cuidados após o procedimento, a fim de evitar complicações, como: não realizar exercícios físicos mais intensos pelo menos pelas primeiras 24 horas, evitar massagear, pressionar ou tocar muito nas áreas onde foi a aplicação.

Os efeitos do Botox® são imediatos?

Não. Os primeiros efeitos poderão ser observados entre 48 a 72 horas após o procedimento e que alguns sintomas, principalmente a sensação de peso no local de aplicação, podem aparecer. A dor na área tratada é rara, mas pode acontecer. Nesses casos, a Dra. Ana Carulina recomenda entrar em contato com o médico que aplicou, para descartar outras complicações como infecção.

O Botox® pode ser usado para dar volume à face?

Não. A “Toxina relaxa a musculatura onde é injetada, amenizando as rugas de expressão”, explica a especialista. O tratamento estético indicado para aumento de volume é o Preenchimento com ácido hialurônico que, além do volume, também pode ser utilizado para a redefinição de contorno da face e sustentação óssea. Os locais onde geralmente são utilizados os preenchedores são: malar, mandíbula, bigode chinês, queixo, olheiras e lábios.

Paralisia do músculo é igual a paciente sem expressão?

Isto pode ocorrer, dependendo da forma de aplicação do produto. A técnica de aplicação e estudo da face inadequados, podem dar uma aparência artificial.

Por isso, torna-se tão importante procurar um dermatologista de confiança para a realização do procedimento. É fundamental que antes da aplicação haja também uma consulta, para que os objetivos do paciente sejam avaliados pelo médico, a fim de informá-lo se tais desejos são possíveis ou não, bem como sanar todas as dúvidas existentes. Segundo a Dermatologista, “uma face sem expressão significa um procedimento mal feito”.

Botox na amamentação pode?

Por conta da limitação da amamentação e da gravidez, poucos estudos são realizados em gestantes ou lactantes. Porém, alguns estudos recentes mostram que a toxina botulínica não passa na amamentação, e provavelmente seria seguro sua aplicação nessa fase. Na prática, a Dra. explica que essa decisão é tomada em conjunto com a paciente, a Dermatologista e a Pediatra, pensando sempre na segurança do bebê.

Além de tratar as rugas, quais as outras indicações de toxina botulínica?

A indicação mais conhecida do Botox® é o tratamento de rugas de expressão. Mas, segundo a especialista, o Botox® também pode ser usado para fins não estéticos como, tratamentos de enxaquexa, bruxismo e hiperidrose ou sudorese excessiva. Existem ainda estudos recentes associando a aplicação de Botox® com o alívio de sintomas de depressão, como demonstrado no artigo publicado pela revista científica Scientific Reports

 

Para mais informações sobre cada tratamento, basta acessar o conteúdo completo: https://www.carumoreno.com.br/2020/05/27/toxina-botulinica-na-barra-da-tijuca/

 

Em caso de dúvidas, vale enviar uma pergunta para a Dra. Ana Carulina Moreno:

INSTAGRAM

FACEBOOK

WHATSAPP: (21) 99625-6065

ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca

Site: https://www.carumoreno.com.br/

 

 

Website: https://www.carumoreno.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?