metropoles.com

Botox ajuda no tratamento de enxaqueca crônica

Toxina botulínica ajuda a aliviar cefaleias primárias já na primeira aplicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 25% das mulheres e 10% dos homens têm enxaqueca no Brasil. Nesse contexto, um tratamento vem ganhando destaque no combate a esse tipo de dor de cabeça muitas vezes incapacitante, a aplicação do botox.

De acordo com a ortodontista e especialista em harmonização orofacial Erika Laiza, apenas as cefaleias do tipo primário podem ser tratadas com o botox. “As enxaquecas e as cefaleias tensionais fazem parte desse grupo beneficiado com a toxina botulínica. Ela age relaxando a musculatura e impede a ativação do complexo trigeminal inibindo a dor”, diz.

A toxina botulínica (botox) é capaz de paralisar a musculatura onde é aplicada, tendo diversas indicações, tanto terapêuticas como estéticas. Segundo Erika Laiza, no caso da cefaleia tensional, resultados satisfatórios já aparecem na primeira sessão, podendo ser repetida, nesses casos, após 6 meses. “Na maioria das vezes, a partir do terceiro dia já começam a surgir os resultados, podendo ser antes ou até depois. Sendo que o ciclo se completa em até 14 dias”, reforça a especialista em harmonização facial. A enxaqueca é dividida em 4 fases: premonitória, aura, dor de cabeça e resolução, e dura em média 4 a 72 horas.

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Wisconsin, nos Estados Unidos, concluiu que o tratamento com botox reduziu, de forma moderada, a frequência de dores por mês em pacientes com dores de cabeça e enxaqueca crônicas. De acordo com relatos, as pessoas que tinham algum desses dois problemas apresentavam antes de receberem tratamento com a toxina botulínica uma média de 17 a 20 crises ao mês. 12 semanas após início do procedimento, elas passaram a ter duas crises a menos todos os meses.

A cefaleia tensional se caracteriza por uma tensão muscular na região do pescoço, nuca e cabeça. A especialista em harmonização orofacial Erika Laiza conta que a toxina botulínica é aplicada nos músculos envolvidos no processo: frontal, temporal, masseter, occipital, esternocleidomastoideo e trapézio. Já os efeitos colaterais são mínimos. “O efeito colateral na maioria das vezes é o desejado para o paciente, que é redução da potência muscular na região aplicada. Além disso, torna-se importante reforçar a escolha do profissional para que o tratamento seja executado de forma segura”, completa a ortodontista.

Website: http://www.harmonicaorofacial.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?