metropoles.com

Alergia Respiratória x COVID-19: como diferenciar?

Com sintomas similares ao novo Coronavírus, muitas alergias respiratórias são confundidas com a COVID-19. Pensando nisso, Diener Frozi, médico e fundador do projeto “Viva Sem Alergia”, traz algumas dicas para facilitar a distinção de suspeitas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Acometendo 30% da população, segundo dados disponibilizados pela OMS, Organização Mundial da Saúde, as alergias respiratórias já se tornaram conhecidas entre a população. Entre elas, pode-se citar a bronquite, sinusite, rinite e asma.

Embora essas sejam as alergias respiratórias mais comuns, não são as únicas: toda a reação exagerada do sistema de defesa do corpo em relação a uma “ameaça” externa pode ser classificada dessa forma. 

E é assim que o corpo, ao entender que de alguma maneira está exposto a um perigo, reage de forma compulsiva para evitar a invasão. O resultado, normalmente, é: tosse, espirros, coceira no nariz e entupimento nasal. 

Ainda que as reações sejam sinônimo de proteção para o corpo, causam desconfortos para quem as sente. Por isso, entender a fundo o que resulta em determinada alergia é indispensável.

Qualidade de vida

Não tem jeito: as alergias respiratórias não podem – e nem devem – ser deixadas de lado, principalmente considerando o desenvolvimento e desencadeamento de outros problemas quando não tratadas de maneira correta.

E, se os motivos citados anteriormente não forem suficientes, os alérgicos respiratórios têm uma nova preocupação: COVID-19. Além de fazerem parte da composição do tão temido grupo de risco, existe também uma grande confusão de sintomas – ao menos é o que compartilha o Doutor Diener Frozi, fundador do projeto Viva Sem Alergia, que trouxe clínicas especializadas em alergia para cidades do Rio de Janeiro.

“Com a chegada da pandemia, meus pacientes começaram a me procurar com diagnóstico: estou com Coronavírus”, compartilha. “Ao mesmo tempo em que acreditavam ter contraído o vírus Sars-CoV-2, existia um desconhecimento de outros problemas, como rinite e sinusite”, aponta.

Embora o Doutor Frozi entenda que existem, de fato, similaridades nos sintomas, o desconhecimento de um sintoma pré-existente nunca é saudável. 

Para democratizar a informação e expandir o conhecimento em relação aos sintomas, abaixo, o médico traz algumas dicas para diferenciar uma enfermidade de outra e, com isso, deixar o pânico de lado e apoiar o tratamento correto:

Sintomas principais

A COVID-19 costuma vir acompanhada de febre, falta de ar, coriza, tosse seca e dor de garganta. Por outro lado, se a Rinite for utilizada como exemplo, apenas um sintoma será correspondente: a coriza. 

“Quando pensamos em alergias, temos obstrução nasal, coceira e também espirros. Outras partes do corpo também são afetadas, com os olhos, que também tendem a coçar e até mesmo lacrimejam”, aponta o doutor. De qualquer forma, Frozi ressalta: na dúvida, marcar uma teleconsulta é indispensável. 

“A observação é tudo.  Com calma e distinção, fica mais claro o que é o sintoma real e, como consequência, podemos evitar idas e vindas desnecessárias ao hospital. Além do mais, assim podemos começar um tratamento correto, independentemente de qual for a resposta”, acentua.

Tratamento diferenciado 

Com missão de oferecer tratamento, controle e prevenção de alergias e doenças imunológicas a pacientes de todo o Rio de Janeiro, usando como base inicial a Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o projeto Viva Sem Alergia oferece consultas e exames gratuitos – ou com preço mínimo. 

Atualmente, as unidades do projeto estão em Duque de Caxias, Campo Grande, São Gonçalo e Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro. 

O projeto tem ainda uma parceria que conta com equipe médica dedicada em conjunto com a Cruz Vermelha de São Gonçalo: tudo isso para garantir e democratizar o acesso a tratamentos de forma humanitária e eficaz. Saiba mais: https://www.vivasemalergia.com.br/

Website: https://www.vivasemalergia.com.br/

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?