metropoles.com

Acesso ao crédito de financiamento foi concedido a menos de 20% das PMEs durante a pandemia da Covid-19

Dados do Sebrae, em conjunto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostram que menos de 20% das PME que solicitaram capital para manter os negócios em funcionamento conseguiram a liberação até julho de 2020.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após a chegada da pandemia da Covid-19, e a consequente crise econômica, bancos e instituições financeiras aumentaram bastante as exigências para a liberação de crédito, principalmente às Pequenas e Médias Empresas (PME). Muitos empresários que tentaram levantar empréstimos em 2020 não conseguiram. De acordo com dados do Sebrae, em conjunto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), menos de 20% das PME que solicitaram capital para manter os negócios em funcionamento conseguiram a liberação (em julho de 2020).

Em junho, a taxa de sucesso foi ainda menor, ficando em 16%, apenas. O aumento da porcentagem de liberação de crédito indica uma pequena melhora do cenário, mas, aos olhos do Sebrae, o ritmo ainda está muito aquém do que deveria ser para atender às atuais demandas.

Juntas, pequenas e médias empresas representam 96,6% dos empreendimentos, sendo responsáveis por, aproximadamente, 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e contribuindo com 52% dos empregos formais. Apenas em 2019, 88 mil postos de trabalho foram fechados por grandes companhias, enquanto 731 mil vagas foram abertas em micro e pequenas empresas. Os dados são do Sebrae e do Ministério da Economia.

Burocracia é empecilho para acesso a auxílios

O conjunto de ações apresentado pelo governo para ajudar empresas de micro, pequeno e médio porte durante a crise do coronavírus pode ser muito positivo, mas, na prática, a burocracia entre o lançamento do programa e a liberação do auxílio acaba desestimulando empresários e servindo de barreira para o acesso aos recursos.

Em muitos casos, a liberação acontece de forma tão lenta que as empresas entram no vermelho e, posteriormente, não conseguem empréstimos por estarem com o “nome sujo”. Entre as principais medidas anunciadas pelo governo para ajudá-las a se manterem operantes durante esse período, está a liberação de R$ 40 bilhões para cumprimento de salários, e quase R$ 16 bilhões para capital de giro. A quantia é substanciosa, mas os recursos não estão chegando aos que precisam.

Falta de auxílio gera nome sujo e dificulta liberação de crédito por parte dos bancos

Burocracia e demora na liberação das verbas acaba fazendo com que empresas não cumpram com suas obrigações e fiquem com o nome sujo. Isso gera um grande círculo vicioso, já que o atraso do auxílio forma dívidas e faz com que elas não consigam crédito junto a bancos e financiadoras.

As instituições financeiras, ao realizar a análise de crédito para liberação de recursos, acabam não concedendo o direito aos empresários que não estão conseguindo cumprir com o pagamento de salários e tributos. De acordo com a Serasa Experian, existe mais de 5,3 milhões de companhias que não conseguem passar nem da primeira fase de análise.

Conciliação bancária promove controle administrativo e contábil para empresas

Desde o começo da pandemia no Brasil, a demora de acesso a auxílios e lentidão para a concessão de créditos por instituições bancárias gera um grande problema para as PME. Nesse sentido, a conciliação bancária surge como uma das soluções para empresários que precisam se organizar financeiramente.

Tal medida pode ser a solução de controle administrativo, financeiro e contábil que, nesse cenário de calamidade pública, ajuda a manter o planejamento das finanças das empresas, evitando que muitas fechem as portas.

A Loopa é uma plataforma de gestão financeira que pode auxiliar esses empresários por meio de conciliação bancária, a qual ajuda no controle administrativo e contábil dos negócios. A Loopa, além de realizar tal ação, também fornece serviços de gestão financeira, adquirência e conciliação de cartão de crédito para quem busca soluções de planejamento.

Website: https://www.loopa.digital/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?