metropoles.com

Ecofeminismo, a evolução do pensamento feminista

Pensar em um mundo onde não só homens e mulheres têm direitos iguais, mas cada espécie que habita o planeta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
evolução
1 de 1 evolução - Foto: iStock

A coluna hoje tá diferentona. Não vim aqui falar de estilo, ou dar dicas para o guarda-roupa. Mas, como autoestima, autoconhecimento e comportamento são temas que vivem rondando por aqui, achei pertinente falar de um tema que tem feito parte das minhas leituras ultimamente: ecofeminismo.

Na primeira vez que li o termo, tomei um sustinho, admito. Minha reação automática foi pensar que talvez estivéssemos pesando a mão na luta, perdendo o foco. Mas foi só me informar um pouco mais para ver a beleza da expressão.

A definição é baseada na teoria de que a opressão das mulheres e a opressão da natureza estão fundamentalmente ligadas. O ativismo das ecofeministas é para que as relações entre todas as espécies sejam colaborativas, e não de dominação. O objetivo é criar uma comunidade interligada, sem patriarcado ou outras formas de hierarquia.

Pra mim, funciona mais ou menos assim: quando eu estudo e entendo a problemática de uma minoria, fica infinitamente mais fácil ter empatia por todas as outras minorias.

Então também fica natural virar uma combatente de todo tipo de preconceito: gordofobia, velhofobia, LGBTfobia, racismo, intolerância religiosa e – por que não? – especismo.

 

Reprodução

Soa familiar? Não é comparável ao machismo, se substituímos “espécie humana” por “homens” e “outras” por “mulheres”? Olha como dá para juntar tudo no mesmo saco e criar um combate único contra qualquer dinâmica de poder e todas as discriminações do mundo!

É uma ideia bonita, né? O ápice da empatia e do desejo de viver em harmonia, em paz. Pensar em um mundo onde não só homens e mulheres têm direitos iguais, mas cada espécie que habita o planeta.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?