Descubra sua coloração pessoal e valorize o seu rosto
Dá pra pensar no rosto como um quadro e a roupa – ou os acessórios – como a moldura que queremos usar para destacar a obra
atualizado
Compartilhar notícia
Já pararam pra pensar que nossas cores favoritas não são favoritas por acaso? Todo mundo tem um conjunto de tons pessoais (pele, cabelo, olhos…) que é valorizado ou apagado segundo as cores que usamos.
O método de análise de coloração pessoal existe para te ajudar a encontrar matizes que melhor combinam com você. Muitas de nós fazemos uso dessas cores intuitivamente (a tal da “cor favorita”). Mas o método faz isso de maneira estudada.
A técnica nasceu na escola Bauhaus, quando o professor Johannes Itten descobriu que seus alunos tinham inclinação a usar em suas telas cores muito parecidas com as de seus tons naturais. Ou seja, ele percebeu que, mesmo inconscientemente, temos tendência a harmonizar nosso entorno.
A partir daí, o estudo foi criado e mais tarde aprimorado. Hoje, a vertente mais comum – o método sazonal – divide as pessoas em 12 cartelas diferentes, com características principais também diferentes. Algumas têm como principal qualidade a intensidade das cores. Outras, a temperatura…
O legal de conhecer a sua cartela é poder aplicar isso no vestuário. Dá pra pensar no rosto como um quadro e a roupa – ou os acessórios – como a moldura que queremos usar para destacar a obra.
Então fica lógico aplicar nossa cartela de cores em blusas, colares, chapéus… Tudo que a gente usa perto do rosto, para equilibrar com nossas cores e “acender” nossa expressão.
Sabe quando você encontra uma amiga e parece que ela está com brilho no olhar, pele radiante? Tem muita influência da cor aí. E o contrário também: o tom errado pode acentuar olheiras, imperfeições da pele e até deixar a gente com cara menos saudável.
É fácil fazer. O serviço normalmente é oferecido por profissionais de visagismo e consultores de estilo. E, olha, ter em mãos a sua cartela é um trunfo e tanto para dar um up sutil no look.