Como se vestir bem (e confortavelmente) no trabalho
Os tempos são outros e as regras para se vestir no ambiente profissional estão mais frouxas
atualizado
Compartilhar notícia
Quem trabalha em lugares muito formais normalmente tem mais dificuldade em imprimir estilo pessoal no guarda-roupa. Antigamente, o dress code dessas instituições era muito simplista, com “podes” que se restringiam a terninhos de cores escuras, sapatos e bolsas de couro combinando e “não podes” infinitos.
Para o bem ou para o mal, os tempos são outros e as regras estão mais frouxas. Sorte das que não são muito fãs de normativas no vestir, azar das que não sabem muito bem como se adequar à atmosfera corporativa.
Um bom parâmetro para entender se o que você está vestindo cabe naquele ambiente é o conforto. E dentro de conforto, é preciso incluir três variantes: você mesma, os colegas e a própria empresa.
O sapato deve te permitir caminhar em vários tipos de piso, inclusive na calçada esburacada que faz parte do seu caminho para o almoço. Nada de saias e vestidos muito curtos e justos, aquele tipo que a gente tem que ficar ajeitando toda hora, sabe?
Para pensar nos seus colegas, é bom ter o cuidado em não interferir na atenção deles. Pulseiras metálicas sacudindo e tilintando o tempo inteiro, decotes exagerados, perfumes muito fortes, maquiagem ou cabelo espalhafatoso, salto barulhento. Enfim, é fácil criar uma regrinha: se faz com que o colega se desligue das tarefas para prestar atenção em você não serve para este ambiente.
E, para a empresa, é mais subjetivo, mas também não é difícil se usarmos um pouquinho de bom senso. Seu empregador depositou em você a confiança de te ter como um representante do lugar, então vale entender que mensagem a casa quer passar para o público. Sua aparência tem coerência com essa mensagem? Está à altura da imagem que a corporação passa?
Entendem que não é uma simples questão de usar o que ser quer? Mas de respeito ao espaço de trabalho como um todo. Já ensinamos algumas maneiras de incluir seu toque pessoal no guarda-roupa profissional. Prestando atenção nessas dicas, é possível vestir a camisa (com o perdão do trocadilho) da companhia sem perder seu charme pessoal.